sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O empreendedorismo jovem de Estarreja é TOP

Programa vai ser replicado noutras cidades europeias

TOP é a nova sigla para o programa de empreendedorismo jovem de Estarreja. Uma denominação que reflete novos e ambiciosos objetivos e que transpõem fronteiras. Este caminho de Estarreja no fomento dos princípios empreendedores começou em 2010 e hoje é composto por uma rede de parceiros que nos ligam a vários pontos da Europa. O programa foi apresentado no dia 4 de dezembro, no Edifício do Ciclo Criativo.

TOP – Training, Opportunities and Pitch traduz uma nova dinâmica internacional do programa de Estarreja cujas primeiras sementes foram lançadas há 7 anos, quando estas questões começaram a surgir com mais intensidade.  O TOP é uma congregação de todo o trabalho que tem vindo a ser feito na área do empreendedorismo jovem e com muito enfoque nas escolas.

Esse esforço da autarquia, em parceria com entidades locais como o Agrupamento de Escolas de Estarreja, foi reconhecido pelo programa ERASMUS+, na área da juventude em ação, originando um projeto europeu com mais cinco cidades. Estarreja une-se assim aos municípios de Cinisello Balsamo (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia) e ao seu parceiro nacional, o Município de Vagos, com o objetivo de criar um programa que possa ser participado e replicado pelos mais diversos parceiros nacionais e internacionais.

Os representantes dos parceiros europeus estiveram em Estarreja no início deste mês, entre 1 a 5 de dezembro, para receber formação, aprender a implementar o programa e a metodologia utilizada com os jovens estarrejenses. Nestas cidades, será replicado o que tem vindo a ser feito em Estarreja na área do empreendedorismo jovem. O BootCamp e a Academia do Empreendedorismo, agora com um novo formato, vão acontecer também nessas cidades e, em julho, Estarreja receberá cinco jovens de cada país para um intercâmbio final, premiando os jovens e os trabalhos que tenham mais qualidade.

O programa de promoção do empreendedorismo jovem TOP pretende, através de atividades intensivas de formação (training), de geração de oportunidades (opportunities) e apresentações pessoais (pitch), fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa. Aqui e além-fronteiras, no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação.

TOP Campus já este mês

Estarreja posiciona-se como um exemplo na área do empreendedorismo jovem, é um dos programas exemplo no país e é agora reconhecido também a nível europeu. E como inovação é uma das palavras-chave quando se fala de empreendedorismo, a Câmara Municipal decidiu interligar o programa que já tinha estruturado e dar-lhe uma nova roupagem, dando “mais um passo nesta que é uma iniciativa do município para qualificar a juventude”. Ao mesmo tempo que partilha das “boas práticas desenvolvidas” junto dos parceiros europeus, realça o Vereador da Juventude da autarquia estarrejense, João Alegria.

Para o responsável, a apresentação pública do projeto representou “um momento de grande significado e também o arranque para um conjunto de atividades”, nomeadamente o TOP Campus, formação intensiva destinada a diferentes públicos-alvo: estudantes dos 10º e 11º anos (19 e 20 de dezembro), estudantes do 12º ano (30, 31 janeiro e 1 de fevereiro 2018), jovens universitários (28 e 29 de março 2018) e jovens desempregados (14 e 15 de maio).

A sessão contou com a presença dos vários parceiros. Para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, esta parceria “é importante porque Estarreja tem mais know-how nestas matérias e acabamos por ver muitas das boas experiências que Estarreja tem tido nos últimos anos, nomeadamente integrando projetos europeus”.

Rosário Santos, coordenadora do Núcleo do Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja, não tem dúvidas que o “enquadramento europeu vai dar uma nova perspetiva e alavancar ainda mais os projetos numa outra dimensão, obviamente”.
Os objetivos do TOP são os seguintes: implementar nas escolas a cultura empreendedora; potenciar a integração dos jovens NEET e universitários na vida ativa dos municípios; despertar nos jovens o pensamento crítico e criativo; criar e promover ambientes férteis e favoráveis ao desenvolvimento do espírito criativo, inclusivo e inovador; e promover e incentivar à participação ativa dos jovens na comunidade escolar e na comunidade geral.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário