sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Carnaval no Centro de Portugal: o difícil é escolher onde se divertir!

Resultado de imagem para Carnaval no Centro de Portugal: o difícil é escolher onde se divertir!

Há desfiles, bailes de máscaras e festas um pouco por toda a região. Saiba onde e quando

Chegou a altura do ano em que ninguém leva a mal as brincadeiras! Fevereiro é o mês do Carnaval e o Centro de Portugal é o destino para muitos foliões e visitantes em busca de diversão. Afinal, é nesta região que se vivem alguns dos Carnavais mais tradicionais e populares do país. De Ovar a Torres Vedras, da Figueira da Foz a Canas de Senhorim, de Alcobaça à Mealhada, não faltam os motivos de celebração, que prenunciam a chegada de dias mais longos e soalheiros.
O Centro de Portugal tem apostado numa estratégia de diversificação dos seus produtos turísticos. Uma estratégia que tem alcançado excelentes resultados: somos a região de turismo que mais cresce no país. O Carnaval é um dos pilares dessa estratégia de diversificação, pois tem o condão de trazer, em fevereiro, turistas a vários concelhos da região”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “É um produto que contraria a sazonalidade e que, além disso, contribui para que os visitantes fiquem a conhecer melhor a riqueza cultural da região e que experimentem a sua gastronomia. O investimento que as autarquias e outras entidades fazem no Carnaval tem um retorno claro. É um produto vencedor”, sintetiza.
Carnaval por todo o Centro de Portugal
Na zona mais a norte do Centro de Portugal, sobressaem o Carnaval de Ovar e o Carnaval de Estarreja – dois concelhos muito próximos e, contudo, com formas bem distintas de festejar esta quadra. Em comum partilham a certeza de serem palco de alguns dos melhores Carnavais do país.

Em Ovar, o Carnaval arrancou a 20 de janeiro, com um espetáculo único e diferenciador: o desfile de Carnavais de Portugal. A Caminhada Noturna e o desfile da Chegada do Rei também já aconteceram, mas não vão faltar momentos de grande animação até 13 de fevereiro. Até ao encerramento das festividades, os visitantes podem assistir ao Carnaval Sénior, ao Carnaval das Crianças, aos Bailes de Máscaras, à Noite da Farrapada, à Grande Noite Mágica, às Visitas Guiadas à Aldeia, à Grande Noite de Reis, à Noite Dominó e aos vários concertos do Espaço Folião. E, naturalmente, ao Desfile Noturno das Escolas de Samba e aos Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.
Mais sobre o Carnaval de Ovar em https://goo.gl/qnrdRw
Em Estarreja, o Carnaval deste ano começou um mês antes. As Oficinas de Figurinos e Gigantones aconteceram no dia 13 de janeiro, abrindo um mês de programação variada. Um dos momentos mais diferenciadores, o Sítio do Carnaval, será aberto ao público no dia 3 de fevereiro, com o ensaio técnico das escolas de samba, para no dia seguinte o corso infantil encher o centro da cidade com a participação de mais de 1400 figurantes. Em crescendo até aos dias dos cortejos, haverá as populares Marchas Luminosas, a Noite Brasil, a Festa da Folia e os Grandes Corsos.
Mais sobre o Carnaval de Estarreja em https://goo.gl/ERgfbQ
Ainda no distrito de Aveiro, outro Carnaval com grande historial é o Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada. O início das festas está agendado para 4 de fevereiro, quando 900 crianças invadirem as ruas no desfile do Carnaval de Palmo e Meio. Até aos dias dos corsos principais, em que participarão quatro escolas de samba, a animação vai concentrar-se numa tenda eletrónica, animada por grupos musicais e DJs.
Mais sobre o Carnaval da Mealhada em https://goo.gl/ZLmqHX
Mais para a costa atlântica, o Carnaval de Buarcos-Figueira da Foz tem conquistado protagonismo, ano após ano. Em 2018 não será diferente. As celebrações tiveram inicio a 27 de janeiro, quando as escolas de samba apresentaram os seus enredos. Os reis do Carnaval chegam no dia 4 à estação da CP, onde serão recebidos com animação e samba. Outros momentos marcantes serão o Carnaval Infantil Solidário, com o lema “Nesta Folia não há Barriga Vazia”, o desfile noturno das escolas de samba e, claro, os corsos de 11 e 13 de fevereiro.
Mais sobre o Carnaval de Buarcos em https://goo.gl/AZRkWk
Continuando a descer pelo litoral, o Carnaval de Alcobaça é paragem obrigatória. O programa, dedicado a todos os públicos, tem início no dia 8, com um baile de Carnaval para a população sénior, mas aberto a todos os foliões. No dia seguinte, serão os mais pequenos a sair à rua e apresentar as suas próprias fantasias no desfile das escolas. Até dia 14, haverá muita música, animação e, claro, os desfiles de 11 e 13.
Mais sobre o Carnaval de Alcobaça em https://goo.gl/PkmZgM
Na Nazaré, o Carnaval atrai também milhares de turistas, pelas muitas atividades que proporciona. No dia 3, há a saída de grupos como os “Bicicletas”, “Trotinetas”, “Sakanagem”, “Alberqueras” e “Tenantas”, que desfilam ao longo da vila, anunciando a chegada do Carnaval. Até dia 13, há o Carnaval da Criança, o Desfile Noturno e os dois desfiles principais (o de domingo é o desfile “infernal”, com muita algazarra, e o de terça-feira é mais tradicional), além de bailes de máscaras e bailes de rua.
Mais sobre o Carnaval da Nazaré em https://goo.gl/ix9tuW
Ainda mais para sul no Centro de Portugal, chegamos a Torres Vedras, destino daquele que é considerado, há muito, o “Carnaval mais português de Portugal”. “Mares e Oceanos” é o tema da edição deste ano. De 9 a 14 de fevereiro, haverá múltiplos motivos de interesse. O corso escolar, os corsos diurnos e noturnos, os carros alegóricos, os cocotes, as tradicionais matrafonas, os grupos de mascarados, os zés-pereiras, os cabeçudos, suas Altezas Reais... Durante 6 dias e 5 noites, Torres Vedras não dorme. Se procura diversão, este é o sítio a visitar!
Mais sobre o Carnaval de Torres Vedras em https://goo.gl/5N7VFB
Carnavais peculiares e tradicionais no interior 
Há outros Carnavais no Centro de Portugal que merecem a atenção de todos, por proporcionarem experiências diferentes.

Um caso exemplar é o Carnaval de Canas de Senhorim, no concelho de Nelas. Aqui, uma rivalidade com mais de 400 anos manda que dois bairros da vila, o Paço e o Rossio, desfilem em despique. As duas marchas carnavalescas percorrem as ruas, na Terça-Feira de Carnaval, e entram em despique no cruzamento principal. A marcha que cantar e dançar com mais alegria é a vencedora. Mas há mais nesta festa: a Farinhada, em que as raparigas que tiverem a ousadia de sair de casa correm o risco de serem enfarinhadas, ou a Feira das Velhas, com marchas e fatos de outras eras.
Mais sobre o Carnaval de Canas de Senhorim em https://goo.gl/ZzJc8Z
Muito peculiar é igualmente o Carnaval de Cabanas de Viriato. Nesta localidade do concelho de Carregal do Sal, as festas carnavalescas comemoram-se desde o século XIX e celebrizaram-se pela tradicional “Dança dos Cús”: ao terceiro compasso da música - uma valsa tocada pela filarmónica - os pares, divididos em duas filas, viram-se para o centro e chocam os traseiros. Uma forma espontânea e divertida de brincar ao Carnaval. Mas há mais neste Carnaval, desde bailes e desfiles ao Carnaval da Criança.
Mais sobre o Carnaval de Cabanas de Viriato em https://goo.gl/tQdnMq
Diferente é também a Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto, em Góis, na Serra da Lousã. Esta acontece no dia 11 e é uma forma tradicional de brincar ao Entrudo, que recorda outros tempos. Procura-se roupa e objetos velhos, algo que oculte o rosto, e de seguida brinca-se… São realizadas "corridas" às aldeias vizinhas e tudo é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas!
Mais sobre a Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto em https://goo.gl/2VzNQ5
Seria fastidioso elencar todos os Carnavais que acontecem no Centro de Portugal. Afinal, esta é uma região com 100 municípios. Além dos mais famosos, há desfiles e festas em CadavalFigueiró dos VinhosFundãoMiraMira de AireOleiros… e muitos mais.
A festa vai começar!
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário