Um asteróide do tamanho de um campo de futebol vai passar esta noite muito perto da Terra. Mas não representa perigo para nós e ainda poderá oferecer um bom espectáculo celestial.
O asteroide 2010 WC9 é do tamanho de um campo de futebol, tem entre 60 a 130 metros de largura. Às 22h05 de Lisboa vai passar a apenas 203.453 km da Terra - metade da distância entre a Lua e a Terra - a 46.116 km/hora.
Embora não seja muito grande, é maior que o meteorito Chelyabinsk que caiu em fevereiro de 2013 na Rússia e que estilhaçou os vidros de várias casas em pelo menos seis localidades russas e que feriu cerca de 1500 pessoas.
METEORITO "PERDIDO"
O 2010 WC9 foi detetado pela primeira vez em novembro de 2010, através de um telescópio instalado no Arizona, nos EUA. Mas pouco depois os astrónomos perderam-lhe o rasto, tendo agora reaparecido oito anos depois nas suas objetivas telescópicas, explica o site Earthsky.org.
Se o tempo o permitir, será possível vê-lo esta noite através de um telescópio. E se não tiver um aparelho destes, pode seguir aqui o evento, na página do Northolt Branch Observatories em Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário