sexta-feira, 18 de maio de 2018

INEM reforça meios no Algarv

INEM antecipa o verão e reforça dispositivo de resposta.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de resposta, entre 1 de junho e 30 de setembro, para o período de verão, no Algarve, com mais 14 meios de emergência médica, a somar aos 38 já existentes.
Assim, ao dispositivo já existente, que era composto por 38 meios de emergência médica disponíveis em permanência, acrescentam-se agora mais 14 meios de emergência médica: uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) em Tavira, dois motociclos de emergência médica (MEM) em Portimão e Albufeira, nove ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Armação de Pera, Lagos, Almancil, Albufeira, Altura, Portimão, Boliqueime e Ferreiras e duas ambulâncias do INEM nas corporações de Bombeiros Voluntários (BV) de Albufeira e Portimão.
A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população no Algarve baseia-se numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região. Ainda assim, como demonstram os dados disponíveis, o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM, mas justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta.
Além do aumento significativo de meios de emergência ao serviço da população, o INEM vai ainda reforçar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, através da presença, 24 horas por dia, de dois técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e de um médico regulador.
Simultaneamente, e para fazer face a eventuais situações de paragem cardiorrespiratória, o INEM vai entregar dois desfibrilhadores automáticos externos (DAE) aos Bombeiros Voluntários de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas ilhas barreiras – Tavira e Armona.
Recorde-se ainda que, ao abrigo do protocolo recentemente assinado entre INEM, Autoridade Marítima Nacional e Câmaras Municipais de Faro e Olhão, o INEM vai atribuir um DAE e ministrar formação aos operacionais da embarcação Ria Solidária, que tem como principal missão o apoio às populações das ilhas da Fuzeta e Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra e o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida.
Quem escolher a região do Algarve para passar as suas férias tem a garantia de que o dispositivo de emergência médica na região é robusto e tem capacidade para dar resposta às necessidades.

Para saber mais, consulte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário