sexta-feira, 18 de maio de 2018

EXERCÍCIO MONTEMURO 18 - COMUNICADO DE IMPRENSA CIMP/18/DCS/2018, 2018-05-17, 17:00 HORAS

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito a 18 e 19 de maio o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Trata-se de um exercício de proteção civil que se realiza, no primeiro dia, 18 de maio, na modalidade CPX (Command Post Exercise), isto é, em contexto de sala de operações, e, no segundo dia, 19 de maio, na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais.

O MONTEMURO 18 visa testar o nível de resposta do sistema nacional de proteção civil numa situação excecional decorrente de um incêndio florestal, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.

No âmbito dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, com o objetivo de implementar estratégias de proteção dos aglomerados populacionais e incentivar a participação das populações, será simulado um cenário de evacuação da Aldeia de Aziboso, concelho de Cinfães.

Será, igualmente, ensaiado o Sistema de Aviso, por SMS, às populações dos distritos de Aveiro e Viseu, que serão informadas sobre a situação de risco extremo em contexto de incêndio rural derivada da declaração do estado de alerta especial do SIOPS (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro) para o nível vermelho.

Neste Exercício serão, ainda, testados cenários de falha de comunicações, de falha de energia elétrica e de congestionamento da rede SIRESP, tendentes a permitir aferir da eficácia dos sistemas redundantes implementados, designadamente através da ativação de geradores e da estação móvel de comunicações.

Vão estar envolvidos no exercício cerca de 850 operacionais dos agentes que integram o Sistema Nacional de Operações de Proteção e Socorro, nomeadamente Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Força Especial de Bombeiros da ANPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, Instituto Nacional de Emergência Médica, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Municipais de Proteção Civil de Arouca e de Cinfães e Centros Distritais de Segurança Social de Aveiro e de Viseu.

A ANPC, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, garante a supervisão do Exercício, participando também no mesmo com os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu.

PROGRAMA
13.45h – Receção aos convidados

14.10h – Chegada da Alta Entidade

14.00h – Apresentação do Exercício PROCIV – Montemuro 2018

Local: Posto de Comando Operacional localizado no Campo de Futebol. Vista Alegre. Concelho de Cinfães. Distrito de Viseu.

14.45h – Cenários:

·         Visita ao Posto de Comando de Área de Viseu, Igreja de Nespereira, Cinfães
·         Evacuação da Aldeia de Aziboso/Cinfães/Viseu (Aldeia Segura)
·         Visita ao Posto de Comando de Área de Aveiro, Campo de Futebol de Vila Viçosa, Arouca
·         Visita à exposição estática de meios, Campo de Futebol de Cavalhas, Arouca

http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário