sexta-feira, 18 de maio de 2018

17 de Maio - Dia Mundial da Hipertensão

Assinala-shoje,  dia 17 de maio o Dia Mundial da Hipertensão
A comemoração desta data tem como objectivo sensibilizar e encorajar a população na prevenção deste flagelo, que  é um problema  de saúde publica  não só em Portugal  como no mundo  sendo o que mais contribui para a mortalidade mundial.

A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias sendo  esta situação provocada por diversos factores de cariz genético,  ambiental  e alimentar sendo o consumo excessivo de sal  uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia.

Pese embora o  consumo  excessivo de sal e uma incorrecta alimentação sejam já reconhecidos como determinantes na nossa qualidade de vida poucos são os  profissionais que sabem que o potássio  pode exercer um efeito compensatório de protecção cardiovascular.

O Manual "A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial" agora lançado e que pode consultar aqui  resulta de uma produção conjunta do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde e contou com a participação de diversos especialistas.  

Este manual apresenta informações sobre o papel do potássio na nossa saúde e  através de exemplos práticos, ensina a aumentar de forma equilibrada o potássio na nossa alimentação chamando também a atenção para o padrão alimentar mediterrânico, a tradicional "Dieta Mediterrânica", que  pelas suas características e alimentos pode ajudar a uma melhor ingestão de potássio.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário