sexta-feira, 18 de maio de 2018

Associação Fernão Mendes Pinto assinala o Dia da Família

Resultado de imagem para Associação Fernão Mendes Pinto assinala o Dia da Família
Dia 15 de maio comemorou-se o Dia Internacional da Família. A Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP) tem vindo a incluir a comemoração deste dia nas suas datas festivas, para realçar o papel nuclear da família na sociedade e na vida de todos nós. Ao longo desta semana vão ser organizadas atividades nas diferentes respostas sociais, para se receberem os familiares das crianças a frequentar as diversas estruturas, criando momentos de grande convívio, de partilha e de boa disposição.
A família é tema muito presente na intervenção socioeducativa da AFMP. Ao longo de todo o ano trabalha-se no sentido da valorização da vida familiar, dos vínculos afetivos que une os seus elementos, dos seus valores e das suas vivências, sem estereótipos e valorizando as pessoas mais importantes nas vidas das crianças. A família como espaço de crescimento, onde as crianças devem encontrar proteção e segurança. Estas são as bases para que as crianças cresçam e se desenvolvam de forma harmoniosa e saudável. 
Mas, porque o mundo está em permanente mudança e o conceito de família também está a evoluir e, para além da tradicional família nuclear, pode assumir diferentes configurações, pelas mais diversas razões. E ainda porque, por motivos profissionais ou outros, nem todas as crianças podem ter o pai ou a mãe presente nas atividades promovidas, o que leva a momentos de alguma angústia por parte dos mais pequenos,  entendeu-se que o Dia da Família é mais abrangente, inclusivo e que todos os familiares são bem-vindos. A AFMP abraçou o Dia Internacional da Família, para fortalecer laços e celebrar com todas as famílias.
As atividades vão decorrer de acordo com a seguinte calendarização: 15 de maio pelas 15h30 no Jardim de Infância de Gatões e Jardim de Infância de Liceia, dia 16 de maio pelas 15 horas na Creche Cantinho das Cegonhas, em Montemor-o-Velho, dia 17 de maio pelas 15h30 no Centro Infante D. Pedro, em Tentúgal, e no dia 18 de maio pelas 14 horas – Centro Ilda Moreno na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho. Na Figueira da Foz, a Creche “Fernãozinho - Casinha da Pequenada” assinala o Dia da Família no dia 19 de maio durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário