sexta-feira, 18 de maio de 2018

TORRES VEDRAS RECEBEU FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Torres Vedras acolheu a Fase Intermunicipal do Oeste do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que se realizou no dia 16 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

A prova, organizada pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, reuniu estudantes do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário de várias escolas da região Oeste, que durante um dia dedicado às palavras partilharam o gosto pela expressão escrita e oral.

Na sessão de abertura esteve presente a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que reforçou a importância dos livros na construção de uma sociedade “mais culta, mais participativa e mais irrequieta do ponto de vista cívico”. Ana Umbelino elogiou a audácia e coragem dos alunos, acrescentando que “é um gesto de cidadania participar neste concurso, demostra ativismo pela leitura e pelos livros”.

Declamação de poemas e questionários sobre obras literárias, foram algumas das provas que permitiram eleger dois alunos de cada nível de ensino que avançam para a Fase Nacional do CNL.

A seleção dos vencedores foi realizada por um júri, composto por Isabel Lucas, jornalista e escritora do livro Viagem ao sonho americano, Tânia Camilo, bibliotecária na Biblioteca Pública do Cadaval e Helena Brígida, coordenadora interconcelhia da rede de bibliotecas escolares.

A apresentação ficou a cargo de Ana Laje, contadora de histórias, que propiciou momentos lúdicos através das palavras faladas e cantadas.

A 12.ª edição do CNL teve início no dia 20 de novembro de 2017 e irá terminar com a atribuição dos prémios aos vencedores nacionais no dia 10 de junho, data em que se celebra a língua portuguesa. O objetivo central do CLN é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral. Encontra-se dividido em duas fases: a Fase Regional, que engloba as provas nas escolas, municípios e territórios intermunicipais; e a Fase Nacional, em que são selecionados, de entre os vencedores da fase anterior, cinco finalistas de cada nível de ensino, os quais serão, na mesma cerimónia, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.

Vencedores 1.º ciclo:
Clara Soares – EB1 e JI do Cadaval, Cadaval
Aléxia Conceição – EB da Foz do Arelho, Caldas da Rainha

Vencedores 2.º ciclo:
João Venâncio – Escola EB 1,2,3 de Peniche, Peniche
André Blanco – EB Padre Vítor Melícias, Torres Vedras

Vencedores 3.º ciclo:
Marta Simão – Escola Básica Dr. João das Regras, Lourinhã
Iara Vidal – Externato Penafirme, Torres Vedras

Vencedores ensino secundário:
Josefine Winkler – Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
Lara Azeitona – Agrupamento de Escolas da Nazaré, Nazaré


Nenhum comentário:

Postar um comentário