A Santa da Misericórdia de Portalegre vai realizar uma Matiné de Fado no dia 21 de junho pelas 16 horas no Pátio Nobre da Instituição. Esta iniciativa é uma homenagem memória póstuma a Maria José Miranda, fadista que dedicou parte da sua vida a ajudar e animar os utentes da Santa Casa, fazendo ali os seus ensaios e proporcionando-lhes momentos musicais.
O evento “Há Fado na Santa Casa” tem entrada gratuita e conta com a participação de Jorge Silva na Guitarra Portuguesa, Miguel Monteiro na Viola e os Fadistas Francisco Félix, Isabel Salpico, José Alfaia, José Claudino, Manuel Pacheco, Manuel Ventura, Maria Armanda, Maria José Rico e Marisa Garção.
Para José João Mousinho Serrote, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, “Esta iniciativa pretende homenagear a D. Maria José que tanto se dedicou aos nossos utentes, mas também proporcionar-lhes a eles, e à população de Portalegre, momentos musicais e de convívio. Vamos abrir as portas da nossa Instituição e esperamos que venham participar nesta homenagem e assistir a este espetáculo que temos a certeza será do agrado de todos, não só pela temática Fado, mas também pelos excelentes músicos e Fadistas que se prontificaram desde logo a colaborar connosco.”
Biografia: Maria José da Fonseca Miranda Dias nasceu em Portalegre em 1942 mas foi criada no Reguengo. Começou a trabalhar ainda muito jovem como empregada de limpeza, antes de ir trabalhar para a Fábrica das Tapeçarias de Portalegre.
Casou com Júlio Bilé Vicente Dias e teve três filhos.
Mais tarde vai viver para Portalegre onde trabalha em alguns restaurantes e como ama.
Após uma vida de dificuldades, vai descobrindo novas vocações: Organizou excursões, que lhe permitiram, fazer amizades, viajar e conhecer outros sítios, organizou almoços convívio, disse poesia e cantou o Fado, a sua grande paixão.
Faleceu aos 75 anos em Janeiro de 2018.
Mais Informação:
Cláudia Azedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário