quinta-feira, 26 de julho de 2018

Na Luta Contra a Obesidade

CHL lança livro digital com conselhos para prevenir obesidade.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o livro digital «Na Luta Contra a Obesidade», no qual são apresentados conselhos e estratégias para prevenir e combater a obesidade. Esta publicação é gratuita e pode ser descarregada no site e na página de Facebook do CHL.
Concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética (UND), o livro pretende clarificar algumas dúvidas, nomeadamente as relacionadas com as chamadas «dietas da moda», e faz recomendações para manter o peso saudável, com sugestões de «Marmitas 5S» – Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis» – conceito criado pelos nutricionistas e dietistas do CHL.
O livro digital elenca as cinco recomendações essenciais de alimentação e hidratação e os sete passos usados a nível mundial nas sessões de educação para a alimentação saudável e exercício físico. Indica, ainda, alguns comportamentos que podem ser desadequados, bem como dietas que podem acarretar alguns riscos e que, por isso, devem ser analisadas, selecionadas e adaptadas a cada pessoa.
A UND sugere que as Marmitas 5S podem integrar um plano alimentar variado, saudável e saboroso, partilhando, nesta publicação, quatro exemplos de ementas, sendo uma vegan e uma sem glúten.
Com este livro, a UND pretende atuar próximo da comunidade e dar ferramentas aos utentes para que possam contribuir diária e ativamente para a sua saúde. Considerando que seis em cada dez portugueses são pré-obesos ou obesos, a UND defende que «é necessário contribuir ativamente para combater a obesidade, uma consequência negativa dos tempos atuais, em que se passa muito tempo parado e há uma oferta enorme de alimentos altamente processados, com altos valores de açúcares e com valores nutricionais desadequados».
Para saber mais, consulte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário