O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, é a “casa” dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia - Mira2018. A prova, que é organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração do Município de Mira, coloca em competição pombos-correio provenientes de 29 países diferentes, tendo os “atletas” iniciado no dia 15 de Julho, os treinos de preparação para a prova final que se realiza no próximo dia 1 de Setembro.
Estes Campeonatos Internacionais de Mira vão incluir 5 provas em simultâneo, o Grand Prix Portugal – prova que conta para o Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI), o Campeonato da Europa, o Campeonato da Europa de Jovens – dedicado a columbófilos com menos de 25 anos de idade, e a Liga Nacional de Campeões, prova em que só participam os campeões gerais dos clubes portugueses.
Irão participar na prova final cerca de 700 pombos. A solta é única para todas as provas e decorre em Maqueda (Espanha). Os “atletas” vão percorrer, aproximadamente, 375 kms até Mira, colorindo os céus ibéricos, com a solta a decorrer, se as condições meteorológicas forem favoráveis, às 06h30. As chegadas, dependentes da hora de solta, estão previstas a partir das 12h00, no Columbódromo de Mira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mira “é um orgulho receber mais uma vez os campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. Esperamos que seja um dia de alegria, convívio e sucesso a todos os participantes e aqueles que nos visitam. Mira será o centro do Mundo na modalidade da Columbofilia, mais uma forma de promover o concelho e Portugal a nível Turístico e Desportivo.”
Lista dos países com pombos inscritos nos campeonatos:
Grand Prix Portugal – 27 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, Malta, Noruega, Polónia, Qatar, Roménia, Suíça e Eslováquia.
Campeonato da Europa Seniores – 19 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Malta, Noruega, Roménia, Suíça e Eslováquia.
Campeonato da Europa de Jovens - 16 países: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta Roménia, Suíça e Eslováquia.