segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Festas de Barrancos com tradicionais touros de morte começam na terça-feira

Resultado de imagem para Festas de Barrancos com tradicionais touros de morte começam na terça-feira
Cinco toureiros e novilheiros espanhóis vão lidar os touros de morte das Festas de Barrancos deste ano, que começam na terça-feira para cumprir uma tradição legalizada há 16 anos devido a um regime de exceção.
Conhecidas como "Fêra de Barrancos", as festas, que se tornaram famosas pelos touros de morte e misturam celebrações religiosas e divertimentos pagãos em honra de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da vila raiana do distrito de Beja, no Alentejo, vão decorrer até sexta-feira.
Como ‘manda’ a tradição, o ‘pontapé de saída’ do cartaz, organizado pela comissão de festas da vila, vai ser dado no feriado municipal, na terça-feira, às 08:00, com a tradicional alvorada, animada pela Banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos.
Seguem-se as tradicionais celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Conceição, uma missa na igreja Matriz de Barrancos, às 11:00, e uma procissão por ruas da vila, a partir das 18:00.
Depois das celebrações religiosas do primeiro dia, os divertimentos pagãos vão dominar a noite de terça-feira e os restantes três dias das festas, os quais começam sempre às 08:00 com os tradicionais "encerros".
Através dos "encerros", os touros a lidar nas touradas de morte - o ‘prato forte’ das festas de Barrancos e as únicas legais em Portugal, devido a um regime de exceção aprovado em 2002 - serão conduzidos até aos curros da praça de touros.
Entre quarta e sexta-feira, a partir das 18:00, as touradas de morte, oficialmente designadas "tradicionais festejos taurinos" e que serão acompanhadas pela Banda Filarmónica Fim de Século, prometem encher a arena de Barrancos, a improvisada praça de touros, que é construída anualmente e de propósito para as festas, na Praça da Liberdade, no centro da vila.
Na quarta-feira, o toureiro Morante de la Puebla e o novilheiro Manolo Luque "El Exquisito" vão lidar os dois touros de morte da corrida inaugural.
Os dois touros de morte da segunda corrida, na quinta-feira, vão ser lidados pelos toureiros Lopez Chaves e David Galán.
Na terceira e última corrida, na sexta-feira, o novilheiro Angel Jimenez vai lidar o quinto e último touro de morte da "fêra" de Barrancos deste ano.
Também como dita a tradição, a última corrida vai terminar com uma vacada, na qual uma vaca será lidada por espetadores e depois morta na arena no meio de uma roda de pessoas.
O "cachondeo" das Festas de Barrancos prolonga-se pelas noites fora com espetáculos musicais de grupos, artistas e dj portugueses e espanhóis, a partir das 22:00, na Praça da Liberdade, e a partir das 00:00, no Quintalão de Festas.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário