segunda-feira, 27 de agosto de 2018

360º - Atrasos, voos cancelados e filas enormes. O que (e quem) está a falhar no aeroporto de Lisboa? O misterioso homicídio do triatleta desaparecido

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Toda a gente olha para os comboios, mas somam-se os problemas nos aviões. Atrasos, voos cancelados e filas gigantes. O que (e quem) está a falhar no aeroporto de Lisboa? A Carolina Branco e o Edgar Caetano passaram várias semanas a recolher testemunhos de quem teve problemas e a tentar arranjar respostas para o que está a correr mal. A análise está aqui.

Nos comboios, a greve anunciada para esta semana foi desconvocada. Não se sabe ainda quanto dinheiro custou este acordo. Os controladores de tráfego ferroviário reivindicavam o reconhecimento das carreiras de supervisão e melhorias salariais.

Mas a guerra política sobre o tema continua. Hoje, o Parlamento analisa o pedido do CDS para uma comissão permanente extraordinária sobre os problemas na ferrovia.

E ainda uma notícia: a quatro meses da liberalização do mercado ferroviário — que permitirá a operadores privados explorar serviços de passageiros a nível nacional — ainda falta o contrato de serviço público entre o Governo e a CP, escreve o Negócios


Mais informação importante

Foi encontrado o corpo do triatleta Luís Grilo, desaparecido há mais de um mês em Vila Franca de Xira. Tinha um saco de plástico na cabeça e sinais de violência, o que aponta para homicídio. É um caso misterioso que está muito longe de terminar.

A luta pela recondução da procuradora-geral da República está a tornar-se cada vez mais pública, agora que se aproxima o momento da decisão sobre a renovação do seu mandato. Depois dos recados nos jornais, falou Marques Mendes, que é muito próximo do Presidente. No seu programa de comentário, disse que a continuação de Joana Marques Vidal é a solução “óbvia e natural”.

Outra luta que começou: a eleitoral. Na rentrée do PS, António Costa fez promessas aos eleitores e avisos aos parceiros da "geringonça". A Rita Dinis descodificou o que o líder socialista disse e o que queria dizer.

Quem não diz nada nem quer dizer nada é Rui Rio. Ao fim de um mês de silêncio, o líder do PSD continua de férias e só reaparecerá no próximo fim de semana, para participar num mini-torneio de futebol na rentrée do partido. Presume-se, portanto, que esteja em estágio.

Metade das crianças até aos 3 anos não tem vaga em creches. Mais: este ano, o número de lugares disponíveis diminuiu, invertendo a tendência dos últimos anos. Os números são avançados pelo JN.

Acabou o conflito entre primos pela liderança do El Corte Inglés. Depois de meses de tensão, o ex-presidente Dimas Gimeno sai pelo próprio pé, com uma indemnização de oito milhões de euros.

Um jovem de 24 anos matou duas pessoas num tiroteio na Flórida, e feriu outras nove, antes de se suicidar. No local decorria um torneio de videojogos em que o atacante deveria participar.

A morte de John McCain deixou Donald Trump a planar no vazio. O senador tinha deixado claro que não pretendia ter o Presidente no seu enterro e isso fez com que Trump ficasse isolado num momento em que toda a classe política se uniu para lembrar McCain. O Washington Post escreve que o Presidente recusou emitir um comunicado sobre a morte, optando antes por escrever um tweet em que fala apenas da família do senador.

Tudo isto tem especial importância porque McCain não era um senador qualquer: era um símbolo do Partido Republicano e um exemplo de decência na política. A sua história de vida (de prisioneiro de guerra a candidato presidencial) explica porquê.

O Papa não quis comentar as acusações de um arcebispo de que teria ignorado os crimes de abuso sexual do cardeal americano Theodore McCarrick. “Não vou dizer uma palavra sobre isso.”

Fernando Pimenta tornou-se este fim de semana bicampeão do mundo em canoagem, nas modalidades K1 1000 e K1 5000. Como é que conseguiu ganhar? Ele explica: "O desporto neste momento não tem segredos. Tem muito trabalho, sacrifício, abnegação".


Os nossos Especiais
 
“Scolari dizia ‘guri, não volta a fazer isso'.” Postiga é um dos poucos portugueses com golos em três Europeus, mais penálti à Panenka, tetra pelo FC Porto, campeão indiano pelo Kolkata — e, detalhe importante, foi último capitão do Sporting a marcar na Luz antes de Nani, este domingo. Falou sobre o futebol e a vida com o Rui Miguel Tovar.
 

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Enganadora, injusta e ineficaz": "A proposta do PS de atribuir um desconto de 50% no IRS para os emigrantes que regressem reduz-se à inconsequência da propaganda: chega para as manchetes, mas é errada e não terá qualquer impacto".

Luís Rosa escreve "Uma pré-campanha alegre": "António Costa rasgou em 2014 um acordo de IRC que dava estabilidade às empresas. Está em condições de garantir que nos próximos anos não muda de ideias sobre a borla de IRS para os emigrantes?"

Diana Soller "Putinismo": "O Putinismo faz escola entre nacionalistas mal intencionados nas elites e populações europeias. A ideia de que a Rússia seria um exemplo a seguir em vários países é uma ameaça à nossa forma de vida".

Helena Matos escreve "Até quando?": "Ninguém fala pelos contribuintes. Esses invisíveis que na sua mansidão tornam possível o populismo de quem promete o insustentável às suas clientelas eleitorais".

Alberto Gonçalves escreve "Ir longe: subsídios para uma análise inútil às férias de Verão": "A crónica pediu férias do dr. Costa, do prof. Marcelo, da dona Catarina do alojamento local, dos comunistas festivos, da oposição muda e, em suma, de um país que, contado ou visto, não se acredita".


Notícias surpreendentes

O McDonald’s mais bonito do mundo fica no Porto. Não houve nenhuma eleição, mas a garantia é dada por um jornalista da revista americana Business Insider, que ficou de cabeça perdida com os vitrais, os candelabros e a águia gigante de bronze do antigo Café Imperial.

Tinham ficado lá atrás, nos anos 90, mas regressaram via passerelle. São os calções de ciclista e, com blazers, vestidos, crop tops ou t-shirts largas são a peça mais versátil do momento. O Mauro Gonçalves explica tudo.

Temos mais dois crimes quase perfeitos para ler neste Verão:

Por fim, um aviso sobre o tempo: as temperaturas máximas descem 7 a 8 graus já amanhã.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário