segunda-feira, 27 de agosto de 2018

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL APRESENTADA EM SANTA CRUZ


“A bebedeira passa. O resto não.” é o mote da campanha de sensibilização apresentada ontem na Pousada da Juventude de Santa Cruz, em Torres Vedras. A iniciativa, lançada pelo Governo em julho, está inserida no programa “Noite Segura” e pretende alertar os jovens e os proprietários de espaços de diversão noturnos para os perigos inerentes ao consumo de álcool.

O lançamento da campanha no Município de Torres Vedras foi a primeira ação pública no âmbito do Contrato Local de Segurança celebrado, em abril, entre o Município e o Governo. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, é importante continuar a apostar na sensibilização e na prevenção, cumprindo assim os objetivos previstos no contrato.

Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, considera essencial o apoio das autarquias na prevenção de comportamentos que podem levar à delinquência juvenil, sendo que os Contratos Locais de Segurança são instrumentos importantes para estabelecer essa cooperação entre a administração central e o poder local.

Durante a ação de sensibilização, que teve lugar na zona de bares de Santa Cruz e de Torres Vedras, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, membros das forças de segurança e os técnicos do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - SICAD, da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - DICAD e do Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ distribuíram cartões com QR Code para um vídeo que alerta os adolescentes para os perigos associados ao consumo de álcool.

O lançamento da campanha contou também com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Luís Miguel; do Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, superintendente Jorge Maurício; do presidente da Movijovem, Nuno Chaves; do representante do Centro de Respostas Integradas do Oeste da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Ângelo Sousa; do diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Sul, António Martins; e do jogador de futebol do Belenenses, André Santos, que partilhou o seu testemunho sobre a importância de não ter consumido álcool durante o seu processo formativo.

No âmbito desta ação, as forças segurança distribuíram ainda materiais de divulgação junto dos comerciantes de bebidas alcoólicas de Santa Cruz e de Torres Vedras e foi instalada uma tenda temática junto à Azenha de Santa Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário