terça-feira, 20 de novembro de 2018

360º - Como foi a noite em Borba, depois do desabamento de uma estrada numa pedreira. 'Saco azul' do GES paga a ex-nº 2 do Banco do Brasil

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Observador passou a noite em Borba, onde o silêncio só é interrompido por dois sons: o das pedras que continuam a cair na pedreira e o do choro dos familiares das vítimas que lá ficaram soterradas. A Carolina Branco e o João Porfírio contam o que sobrou depois do desabamento da estrada que passava entre pedreiras.

Há dois mortos confirmados pela Proteção Civil e o presidente da Câmara de Borba diz que o troço entre Vila Viçosa e Borba era seguro. Mas há vários relatos a assegurar que o mau estado da estrada já era conhecido. Há quatro anos, chegou a admitir-se a extinção do troço.

Em 2006, um estudo feito por investigadores do Instituto Superior Técnico indicava já que a zona era “muito fraturada” e de “alto risco”.

Há vídeos que permitem perceber o antes e depois da estrada que desabou. Neles, vê-se claramente que o troço passava pelo meio de buracos gigantescos.

As fotografias também tornam tudo mais claro. O João Porfírio conseguiu imagens da operação de resgate e do fundo da pedreira.


Mais informação importante

O ex-vice-presidente do Banco do Brasil está a ser investigado por receber 1,5 milhões do ‘saco azul’ do GES. Allan Simões Toledo terá recebido fundos como alegada contrapartida por um crédito de 200 milhões aberto pelo Banco do Brasil quando o BES já estava em dificuldades financeiras.

A ministra da Justiça tentou travar a greve dos juízes, que começa hoje, mas não conseguiu. Francisca Van Dunem chamou ontem à tarde a Associação Sindical de Juízes e pediu-lhes tempo para arranjar uma solução, só que os magistrados não aceitaram.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, diz que olha "com pouca angústia" para a polémica sobre o IVA da tauromaquia. Apesar dessa falta de "angústia", sentiu necessidade de falar à agência Lusa para garantir que não sente "fragilidade" em relação a este tema.

A Infraestruturas de Portugal suspendeu o pagamento a três subconcessões rodoviárias. Em causa estão dúvidas sobre as consequências jurídicas da recusa de visto do Tribunal de Contas à PPP do Algarve Litoral.

O número de crianças acolhidas pelo Estado caiu 8% e a maioria tem mais de 12 anos, o que obriga a repensar as respostas sociais. É uma das conclusões do relatório CASA, que faz o retrato anual do acolhimento de crianças e jovens em Portugal. 

Fernando Haddad, candidato derrotado por Jair Bolsonaro nas presidenciais, foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O político do PT terá recebido cerca de 3 milhões de reais de uma empresa de engenharia para pagar despesas relativas à campanha de 2012.

Na Catalunha, um desabamento de terras provocou esta manhã o descarrilamento de um comboio nos arredores de Barcelona. Pelo menos uma pessoa morreu e 44 ficaram feridas. A notícia está em atualização aqui.

Em Chicago, um tiroteio num hospital fez quatro mortos: um polícia, uma médica, uma farmacêutica e o próprio atacante, um homem de 32 anos que teria tido uma relação amorosa com a médica alvejada.

O Partido Trabalhista vai chumbar o acordo sobre o Brexit negociado por Theresa May. Mais: Jeremy Corbyn pede a realização de eleições antecipadas no Reino Unido.

O presidente do grupo Nissan Renault, Carlos Ghosn, foi detido por suspeita de fraude fiscal e uso de dinheiro e recursos da empresa para fins pessoais. A investigação, que surgiu após uma denúncia, durava há vários meses.

Ivanka Trump usou o seu email pessoal para tratar de questões oficiais da Casa Branca. Problema: um dos principais temas de campanha de Donald Trump foi um comportamento semelhante por parte de Hillary Clinton.

Este domingo, Alexander Zverev bateu Djokovic na final do ATP Finals. O alemão de 21 anos é filho de dois tenistas russos, conhece Nadal desde os quatro anos e é a grande promessa do ténis mundial. A Mariana Fernandes conta os detalhes da vida dele.

Um golo depois dos 90 minutos pôs a Holanda na "final four" e deixou a França fora da Liga das Nações. Os jogos entre Portugal, Holanda, Inglaterra e Suíça serão em junho no Porto e em Guimarães.


Os nossos Especiais

"Medir a felicidade é como usar a Lei da Gravidade para medir a temperatura." Afonso Cruz fez cinema de animação, música, ilustração e cerveja por passatempo. Trocou Lisboa pelo Alentejo e começou a publicar romances há dez anos. Agora que publica o seu novo livro, "O Princípio de Karenina", sentou-se a conversar com o Gonçalo Correia.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Pode António Costa salvar o PSD?":"Se o PSD e o CDS representam alguma coisa, é o repúdio do domínio socialista do Estado. Por isso, a oportunidade da direita democrática em Portugal se afirmar e crescer não é com o PS, mas contra o PS".

Laurinda Alves escreve "Questões afetivas, sexuais e outras": "Ler o que escreve Halík dá que pensar e ajuda a pôr muita coisa em perspetiva. Amanhã estará em Lisboa e vai, também ele, encher auditórios e anfiteatros. Vem para colocar o dedo em muitas feridas".

José Milhazes escreve "Angola: Será que vamos saber a verdade sobre 27 de Maio de 1977?": "Resta saber até onde as autoridades angolanas estão prontas a ir na revelação de documentos e factos que esclareçam o que realmente aconteceu aquando do 'golpe de Nito Alves' e da sua brutal repressão".

Paulo de Almeida Sande escreve "To brexit or not to Brexit, that is the question": "Não sei se vai ou não haver referendo, nem se vai ou não haver Brexit, sei que ainda há tempo para evitar o resultado de uma decisão baseada em promessas impossíveis. Assim haja vontade".


Notícias surpreendentes

A Black Friday está mesmo aí a chegar e nós temos uma lista enorme de descontos para si. É só escolher: moda, miúdos, beleza, decoração, tecnologia e outros. Este artigo vai estar em permanente atualização, para ter sempre as últimas novidades.

A telenovela portuguesa “Ouro Verde”, da TVI, venceu um Emmy Internacional. A série espanhola “A Casa de Papel” venceu na categoria “melhor série dramática”.

Rod Stewart dá um concerto em Lisboa em julho. O cantor britânico apresentará o seu novo álbum na Altice Arena.

“O Fado da Severa”, de Maria João Lopo de Carvalho, "dá-nos um belo retrato do tempo e do modo da sociedade lisboeta dos finais da primeira metade do século XIX e do Portugal do liberalismo". Jaime Nogueira Pinto leu este romance histórico e dá-lhe quatro estrelas.

A Costa Nova acaba de abrir a primeira loja de loiças em Lisboa. A marca tem dez anos, exporta 98% da produção e quer agora dar-se a conhecer em Portugal, escreve o Mauro Gonçalves.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário