terça-feira, 20 de novembro de 2018

A 17 de novembro | Centro Social e Paroquial de S. Pedro recebeu espetáculo de fado




No passado sábado, o Auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede, recebeu o espetáculo “BemDito Fado” com Aurelino Costa, integrado na programação da "Coimbra Região de Cultura", promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra. A organização do evento envolveu ainda enquanto entidades parceiras, o Município de Cantanhede e a Paróquia de S. Pedro.

O concerto contou com a participação de Bruno Costa (guitarra de Coimbra), Diogo Passos (guitarra clássica), Jorge Cravo (voz) e Nuno Silva (voz), que com Aurelino Costa proporcionaram um espetáculo diversificado, durante o qual a palavra se entrecruzou de forma harmoniosa com o trinar das cordas. Na constante dinâmica incutida ao espetáculo ressalva-se o contributo de cada um dos elementos presentes em palco para a excelência do resultado obtido. Releva-se particularmente o Hino a Cantanhede, como Aurelino Costa o designou, a majestosa composição de António Gedeão sobre os canteiros de Cantanhede, poema sobre a pedra de lioz. Também num outro momento Nuno Silva cantou um arranjo de Bruno Costa a partir de uma canção de António Fragoso, “Embalando o Menino”, numa justa homenagem a este insigne músico e compositor, que conta entre os ilustres de Cantanhede, que cedo a morte o levou, António Fragoso.

Entre a assistência há a destacar a presença de Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que se fez acompanhar por Pedro Cardoso, Vice-Presidente da edilidade.

Sobre “À Volta do Fado”

“À Volta do Fado” é uma das várias propostas culturais que a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra tem vindo a promover na região e se vai estender por todos os 19 municípios que integram esta entidade, no âmbito da programação alargada designada "Coimbra Região de Cultura", um programa cultural em rede que envolve todos os Municípios que constituem a Região de Coimbra. São mais de 150 iniciativas, sempre com entrada gratuita, a realizar até abril de 2019, que visam cruzar o Fado e a Canção de Coimbra com outras expressões artísticas, em áreas diversas, como a música, dança, teatro, entre muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário