quarta-feira, 14 de novembro de 2018

DevOps as a Service: from idea to (quality) delivery


A coordenação do NEECT convida todos os seus membros a participar na próxima quarta-feira, pelas 15h, na sala 119 do DETI, no Workshop "DevOps as a Service: from idea to (quality) delivery" que irá ser dirigido pelo Tiago Batista, antigo aluno de ECT, que trabalha atualmente na Mindera.

-- DESCRIÇÃO -- 

O termo DevOps é cada vez mais uma buzzword comum no desenvolvimento de software, com imensas oportunidades de emprego para quem o souber implementar. No entanto a quantidade de empresas que de facto fazem DevOps é bastante limitada. O ênfase deste workshop será um sistema CI/CD (jenkins) sobre kubernetes com entrega contínua. Pretende-se mostrar como um pequeno conjunto de ferramentas pode ajudar uma equipa no desenvolvimento e entrega de produtos de qualidade. Vai ainda ser mostrado como com pequenas alterações as mesmas ferramentas se podem ajustar a diferentes fluxos de desenvolvimento. Será ainda discutido, mas não demonstrado, a importância da monitorização contínua num ambiente DevOps, e a potencial importância de alguns passos manuais em algumas situações.

-- A QUEM SE DESTINA --

Este workshop é útil para todos os que pretendam entregar software seguindo as metodologias agile mais modernas. DevOps é cada vez mais comum no desenvolvimento de software. As técnicas que serão demonstradas são úteis quer se trate de frontend ou backend, podendo também ser adaptadas para mobile ou software tradicional. Pretende-se que os participantes saiam do workshop com uma ideia melhor sobre como começar a implementar sistemas de CI/CD, e quais os passos seguintes para atingir de facto uma metodologia DevOps.

-- O QUE PRECISAS --

Todos são bem vindos, porém se quiseres acompanhar o workshop em tempo real, recomendamos que tenhas o seguinte:
1. git
2. docker
3. Uma conta no google cloud com billing activo (uma trial basta mas se já tiveres esgotado o teu crédito, o custo será o de uma instância n1-standard-1 mais um disco de cerca de 10G pela duração do workshop), recomendo o mbway para activar o billing.
4. um bom editor de texto
5. uma conta bitbucket (não github, por motivos que serão óbvios no workshop) com pelo menos um projecto que queiras experimentar - recomenda-se um projecto com uma api simples, sem camada de persistência

-- RECOMENDAÇÕES --

Dado que o tempo é bastante limitado, o tempo que se pode gastar em dúvidas individuais é curto. Por isso recomendamos que passem um pouco de tempo a ler sobre cada uma das ferramentas, e que se possível as experimentem com alguma antecedência. Visto que a maior parte da audiência nunca terá trabalhado com kubernetes, serão fornecidos em tempo oportuno todos os deployment descriptors a usar ao longo do workshop.

-- ORADOR --

Tiago Batista - Ex aluno de ECT, de momento a trabalhar na Mindera Software Craft

-- INSCRIÇÕES --


You may also like the following events from NEECT - AAUAv:



Nenhum comentário:

Postar um comentário