Fernando Mota apresenta o espetáculo “Quando o Homem Lavrava o mar” na Casa do Povo de Mira, no próximo sábado, dia 15 de Dezembro, pelas 21h00. Com entrada livre, este espetáculo de homenagem aos pescadores portugueses está inserido no programa ‘Coimbra Região de Cultura’.
“Quando o Homem Lavrava o mar” é um espetáculo musical com uma forte componente visual que pretende homenagear os pescadores portugueses. É um diálogo entre música, poesia e imagens sobre a pesca e o mar. O seu universo musical é composto por peças instrumentais e canções inspiradas na música tradicional portuguesa, bem como composições mais experimentais, criadas com sons da natureza e objetos do quotidiano.
Além do som da água, utilizado e tocado de diversas formas, uma das presenças mais fortes em QHLM é a das latas de conserva.
Algumas canções compostas especialmente para este espetáculo foram criadas a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, dos livros Mar, Coral e Navegações.
“Quando o Homem Lavrava o mar” insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede 'Coimbra Região de Cultura', promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que inclui mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que a integram. Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.