sábado, 19 de janeiro de 2019

Bicicletas, fogaças e sabores do Japão

P

Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Não será o destino mais óbvio, muito menos em pleno Inverno, mas é também por isso que tem muito mais graça. A Mara Gonçalves e o Rui Gaudêncio montaram-se nas bicicletas da Varina e pedalaram pela Costa da Caparica e Trafaria, num percurso por arribas, vilas piscatórias e muitas histórias que se contam à boleia do mar. A via ciclável segue por aqui e por aqui.


Quem está mais a Norte provavelmente já sabe que amanhã a tradição se cumpre mais uma vez em Santa Maria da Feira: centenas de meninas vestidas de branco desfilarão com fogaças à cabeça, na procissão que paga a promessa feita a São Sebastião há mais de 500 anos para livrar o povo da peste negra. Mas provavelmente não sabe que por trás do cortejo alvo há um monte de trabalho invisível feito por Paula Magalhães. Ela é a protagonista da semana e contou tudo à Alexandra Couto.


No capítulo da mesa, a Alexandra Prado Coelho apresenta-nos uma outra perspectiva para olharmos para ela: através da forma como se veste. A investigadora Ana Marques Pereira escreveu um livro onde aborda a história dos tecidos que colocamos entre a mesa e os pratos e explica que ela se cruza com a história da economia e da sociedade. Ora espreite.


Agora à mesa, mas para comer. O José Augusto Moreira andou pela ilha do Pico, nos Açores, e voltou com quatro moradas que vale a pena conhecer. E o Luís Octávio Costa foi provar os sabores japoneses do Namban. Bom apetite!


Antes das despedidas, uma viagem um pouco mais distante. O Sousa Ribeiro guia-nos pela Cantuária, em Inglaterra, durante séculos o maior centro de peregrinação do Norte da Europa. Situada a menos de uma hora de Londres, tem na catedral o maior ponto de atracção mas, perdendo-se nas suas ruas, o viajante rapidamente encontrará outros pontos de interesse e recantos menos turísticos. Boa viagem!


Estamos conversados por hoje. Marcamos encontro para o próximo sábado, à hora do costume? Até lá, boas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário