A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, na sequência da realização do estudo regional de Antecipação de Necessidades de Qualificações intermédias, promoveu, quarta feira, 17 de Janeiro, uma reunião de análise preliminar aos resultados, que se enquadra no desenvolvimento do Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ) da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
Na presença da dirigente da ANQEP, Ana Cláudia Valente, o debate centrou-se na aplicação efetiva dos resultados preliminares do estudo, que vai permitir a definição de novos desafios da formação profissional no território da Região de Coimbra, por forma a elaborar um documento estratégico orientador do ensino profissional regional. O objetivo da sessão foi analisar os resultados preliminares do estudo sobre o ensino profissional na Região de Coimbra e recolher contributos para a construção do mapa de relevâncias das qualificações a devolver à ANQEP, segundo as orientações do estudo da CIM Região de Coimbra.
A “estruturação da oferta profissional é uma questão crítica e deverá ser efetuada em articulação com o tecido empresarial”, considerou na abertura da sessão o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Jorge Brito recordou que a CIM RC é o interlocutor nas questões de financiamento e lançou o repto para que as entidades representadas enviem contributivos específicos para a construção do programa 2030. O responsável da CIM RC conclui que “temos de dar uma nova vida ao Catálogo Nacional de Qualificações” e adequá-lo à realidade estruturante na região, como é o caso da economia da floresta.
Nos trabalhos participaram, para além das escolas, os municípios que integram a CIM Região de Coimbra, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, DGESTE, Associação Nacional de Escolas Profissionais, Instituto Politécnico de Coimbra e Universidade de Coimbra.