quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Pelo Mundo| Acidente de comboio na Dinamarca faz pelo menos seis vítimas mortais

Pelo menos seis pessoas morreram e 16 ficaram feridas esta manhã, na Dinamarca, quando algumas peças de um comboio de mercadorias que passava na Ponte do Great Belt se soltaram e atingiram um comboio de passageiros, que circulava em sentido oposto, avança a agência Reuters.
O acidente com o comboio aconteceu na ponte do Great Belt, que faz a ligação entre as ilhas de Zelândia e Fiónia, na Dinamarca.
Segundo a agência Reuters, o acidente aconteceu entre um comboio de mercadorias (que carregava embalagens da marca de cerveja dinamarquesa Carlsberg) e um comboio de passageiros, quando algumas peças do teto do comboio de carga - que se dirigia para Fiónia - se soltaram e atingiram o outro comboio, que transportava pessoas com destino a Copenhaga (capital da Dinamarca).
O acidente foi provocado por uma tempestade, informou a empresa dinamarquesa State Railways.
Ao início da manhã, a operadora responsável pela rede ferroviária DSB informava que a circulação na ponte estava encerrada.
O acidente ocorreu por volta das 08:00 locais (07:00 em Lisboa).
agência Reuters avança que o tráfego rodoviário nos dois sentidos foi, entretanto, reaberto.
A operadora ferroviária DSB avançou, primeiramente, com o registo de pelo menos seis vítimas mortais.
Por volta das 11:00 locais, as autoridades dinamarquesas confirmaram, através da rede social Twitter, o número de vítimas mortais e anunciaram a existência de, pelo menos, 16 feridos.
Uma testemunha, que estava a bordo do comboio com a sua filha, disse que "houve um estrondo muito alto e depois e comboio parou".
O primeiro-ministro da Suécia partilhou uma mensagem de condolências aos familiares das vítimas, onde destaca a tempestade Alfrida como causa do acidente.
No extremo oeste da ponte, na cidade de Nyborg, foi instalado um centro de emergência.
A ponte do Great Belt tem cerca de 18 quilómetros e por ela passam cerca de 21.000 pessoas por dia, de comboio, e mais de 27.000 veículos.
A tempestade "Alfrida" tem causado nas últimas horas alterações na circulação ferroviária devido a queda de árvores nas linhas e estradas, bem como um aumento do nível da água em várias partes do país, o que levou as autoridades a emitir um alerta de tempo "muito perigoso".
A ponte do Estreito de Sund, que liga Copenhaga a Malmoe (Suécia), também ficou fechada à circulação por várias horas.
Mais de 100 mil casas não tinham luz hoje na Suécia por causa da tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário