segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

360º- Investigação aos abusos sexuais na Igreja em Portugal (parte 1): o caso do padre do Funchal que desapareceu; e quem ganhou os BAFTA e os Grammy

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... quero começar por lhe destacar a nossa grande investigação sobre abusos sexuais na igreja em Portugal antes de passar às principais notícias da manhã.

Uma semana antes do Papa Francisco reunir no Vaticano (de 21 a 24 de fevereiro) os bispos de todo o mundo para debater os abusos sexuais na Igreja Católica, como tem agido a Igreja em Portugal? Durante três meses, o João Francisco Gomes e a Sónia Simões investigaram os últimos casos denunciados, com dados, documentos e depoimentos inéditos. É um trabalho multimédia que vamos publicar durante os próximos dias: nesta I parte de "Em Silêncio", a história do padre do Funchal que foi denunciado duas vezes, mas só à terceira o bispo agiu e entretanto ele 'desapareceu'.

 Sigo agora para o resto da actualidade matinal... 

... a começar pelos Grammy, os Óscares da música, onde houve muitas surpresas.
Ontem à noite houve também BAFTA, os prémios britânicos do cinema e que antecipam (quase sempre) como vão ser os Óscares"A Favorita" foi a grande vencedora, tendo ganho cinco categorias, incluindo a de “Melhor Atriz” e de “Melhor Filme Britânico”, mas O BAFTA de “Melhor Filme” do ano foi, no entanto (e mais uma vez), para o mexicano “Roma”. Na passadeira vermelha, houve uma princesa e muitas plebeias a dar nas vistas.

Nota ainda para a semana decisiva para o polémico artigo 13, sobre os direitos de autor na InternetDepois de várias tentativas falhadas, o Conselho da União Europeia chegou a um consenso sobre a diretiva que vai apresentar. Agora o Parlamento e a Comissão têm até dia 14 de fevereiro para a aprovar.




Outra informação relevante 
O fim-de-semana foi de Santana Lopes com o primeiro congresso do seu Aliança. O José Pedro Mozos fez o resumo deste Santana 2.0, com nova vida e novo partido, em que o ex-primeiro-ministro lembrou mágoas antigas, falou de ideologia e já escolheu adversários, mas ignorou o PSD ainda que não esquecesse Sá Carneiro
A outra investigação do Observador desta semana já provocou reações em Ovar. O Pedro Raínho e o João Porfírio contaram e mostraram como Salvador Malheiro, o presidente da autarquia e também vice de Rui Rio, usa o carro de luxo da câmara em viagens ao serviço do PSD. Agora a oposição exige que Malheiro apresente documentos de todas as viagens do Lexus e quer perceber por onde andou o carro do município nos últimos seis meses (com talões das portagens, facturas de combustível e toda a informação sobre multas e transgressões).

O CDS deu este domingo o tiro de partida para europeiasCom painéis temáticos em modo relâmpago, Cristas e Nuno Melo encerraram a convenção a pedir votos anti-Costa e a criticar adversários (incluindo Paulo Rangel). Os alvos a abater estão definidos: a abstenção, o “ministro do desinvestimento” e... o candidato do PSD.

A primeira reacção veio do BlocoCatarina Martins avisou que a campanha das eleições europeias vai ter “muito lixo”, onde as "pessoas sem projetos" discutirão "tudo menos o essencial". 

Por falar nos ministros criticados pelo CDS, segundo Marques Mendes vem aí uma mini-remodelação governamental. O comentador avançou na SIC que, com a saída de Pedro Marques para a Europa, Pedro Nuno Santos sobre a ministro das infraestruturas e Nelson de Souza será também promovido, ocupando uma nova pasta, a do Planeamento.

Entretanto, a polémica entre Governo e enfermeiros devido à greve cirúrgica, continua a marcar a actualidade. Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a bastonária Ana Rita Cavaco afirmou que o “causador” da actual crispação foi António Costa.

Os médicos também querem mudanças, exigindo mais tempo com os doentes. A proposta da Ordem passa por pelo menos 30 a 45 minutos para as consultas normais (contra os actuais 15/20) e 90 para as de psiquiatria da infância e da adolescência.

Nas prisões também se vão repetindo situações anormais. Agora foi na cadeia de alta segurança de Paços de Ferreira que os reclusos decidiram filmar uma festa de aniversário de um traficante de droga e publicar tudo no Facebook: as mesas estavam no meio do corredor.

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos continua igualmente a dar que falarO Bloco de Esquerda voltou a pedir a exoneração por "falha grave" de Carlos Costa, depois do governador pedir escusa das decisões do Banco de Portugal sobre a gestão da CGD por já ter sido administrador daquele banco, conta o Jornal de Negócios

Grande destaque ainda para o futebol e para o Benfica, que fez história com a goleada por 10-0 ao Nacional e ficou a apenas um ponto do líder FC Porto. Um resultado histórico que não acontecia desde 1964, o que levou a Mariana Fernandes, na crónica, a falar de uma goleada ainda maior do que as de antigamente que serviu também para homenagear Chalana no dia do seu 60º aniversário. No final Lage comemorou o festival de números e Costinha fez um mea culpa pela humilhação da equipa madeirense. O placard da Luz até espantou um jogador da NBA

Já o Sporting voltou às vitórias, ao bater o Feirense por 3-1, mas não deslumbrou. Por isso o Bruno Roseiro escreve na crónica que esta é uma equipa sem alegria que anda às costas de alguém que ri para não chorar. E esse alguém é Bruno Fernandes, um 'Keizer' de estudo, com 14 golos em 19 jogos.

Prestes a ir para as livrarias, o livro "Sem Filtro" de Bruno de Carvalho já começa a causar polémica. O antigo presidente sportinguista escreveu sobre “o estranho mundo de Octávio” e o antigo diretor já lhe respondeu.


Na política internacional, começo pela Venezuela, onde Nicolás Maduro iniciou exercícios militares em resposta às “ameaças de Trump”

Em Espanha houve manifestações contra o governo socialista de Pedro Sánchez. Apesar da habitual guerra de números e da polémica de ver o Vox ao lado de PP e Ciudadanos, a direita terá reunido 45 mil pessoas só em Madrid para pedir eleições antecipadas, ainda que o El Pais tenha descoberto cinco mentiras do manifesto contra Sánchez


Nos EUA, há mais um candidata democrata às próximas presidenciais: a senadora Amy Klobuchar. Isto enquanto a Casa Branca não exclui um novo shutdown.

A sentença de El Chapo deve ser conhecida esta semanaa possibilidade de o líder do narcotráfico ser absolvido ganha forma. O júri entra esta segunda-feira no quarto dia de deliberações.


Os nossos Especiais

Quem são os portugueses procurados pela Interpol? A Carolina Branco revela quem são os 11 suspeitos que fazem parte da lista atual (e pública): do sobrinho que matou a tia aos traficantes de droga, são todos homens e a maioria é procurada por tráfico. Mas poderá haver mais, embora os seus nomes sejam  secretos.


A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Acabar com os exames do 9º ano? Mais um erro": "A forma como o BE propõe alterações ao sistema educativo é irresponsável e movida por uma visão ideológica que não encontra adesão nas evidências internacionais. É uma ameaça às políticas públicas".
  • Luís Rosa escreve "O nosso Bagdad Bob vai para Bruxelas": "A escolha de Pedro Marques para n.º 1 às europeias, demonstra como a incúria e a ausência de planeamento é premiada por António Costa. Um verdadeiro espelho de um Governo que não investe nem reforma."
  • João Carlos Espada escreve "Um simpático “reaccionário minhoto”": "O nosso “reaccionário minhoto” desafia todos os dogmas politicamente correctos. Mas nunca é agressivo; nunca está zangado; e transmite uma atitude critica, mas tolerante, de “live and let live”".
  • Diana Soller escreve "O Estado da (des)União norte-americana": "O discurso do Estado da União mostrou um Trump novo? Não. Mostrou um presidente capaz de fazer um discurso de união nacional mesmo com intenções de vitimização e que quer alargar a sua base eleitoral". 
  • Helena Matos escreve "‘Tá lá é o inimigo?": "Rui Rio faz um remake do telefonema de Raúl Solnado para o inimigo. O Estado importuna mais Berardo por causa de um WC do que pelos milhões que deve à CGD e o PM desenvolve teorias da conspiração". 
  • João Marques de Almeida escreve "Afinal, o PS privatizou a Caixa": "O resultado do desastre financeiro da Caixa na era do acionista PS, de 2005 a 2011, acabou numa privatização parcial imposta pela União Europeia em 2015, aprovada com os votos das extremas esquerdas".
  • Alberto Gonçalves escreve "O abono de família do Bloco": "A rapaziada do BE parte do princípio de que os respectivos apoiantes possuem apenas dois neurónios, um razoável e o segundo em vias de aniquilação pelas leituras de Boaventura Sousa Santos".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "A impureza de Pureza": "A Igreja católica deve imitar a misericórdia do seu divino fundador para com os pecadores, mas também o seu enérgico repúdio do farisaísmo".
Notícias surpreendentes 
A Amazon estreou uma série documental sobre Lorena e John Wayne Bobbitt. Pode não se recordar, mas o caso fez manchetes em todo o mundo: aconteceu em 1993, quando uma mulher cortou o pénis ao marido com uma faca de cozinha.

Carla Maciel vai interpretar o papel de uma jornalista de investigação na nova série da RTP, "Teorias da Conspiração". Em entrevista ao Miguel Branco, a actriz diz que acha "corajoso a RTP fazer uma série inspirada no caso Sócrates e o guião não ficar na gaveta”.




Continue com toda a informação do dia no Observador. 
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira, boa semana
(e há uma casa à venda em pleno centro de Lisboa que lhe pode interessar: trata-se de um T2+gruta em que “dá para dormir” por 170 mil euros)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário