segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A importância da Família no Desenvolvimento do Indivíduo

A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança, é na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.
A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.
As crianças adquirem muitos dos padrões de comportamento de seus pais, como atitudes e valores, através dos processos de imitação e identificação. Esse processo ocorre sem que os pais ensinem, ou tentem influenciar a criança, e ainda sem que a criança tenha a intenção de aprender. É o que chamamos popularmente de exemplo
Podemos então pensar em como se tem perdido esses valores a medida que sucumbimos às exigências da vida moderna onde o convívio familiar se torna cada vez escasso. Hoje o que vemos são famílias reproduzindo de geração em geração, feridas imensas no coração de seus membros.

Então como teremos filhos bons, obedientes, prontos para viver em sociedade e alcançando todos os projetos e sonhos a que se propõe?

Explico através de uma frase bem clichê: “o mundo que queremos para os nossos filhos, depende dos filhos que deixamos para o mundo”.
A sociedade que queremos depende da sociedade que construímos e como disse anteriormente, começa dentro da família, a primeira “célula” da sociedade, teremos uma sociedade melhor se começarmos a mudar essa sociedade através de nossos filhos.
Algumas dicas práticas para Educação dos filhos:
1- O diálogo sempre é importante. A criança em sua fase de desenvolvimento necessita de respostas para as coisas que apreende ao seu redor, os questionamentos são importantes nesse processo, por isso nunca deixe uma criança sem resposta e principalmente não minta se você não sabe, não é vergonha dizer que vai procurar saber, e assim responder a ela de forma eficaz.
psiconlinews

Nenhum comentário:

Postar um comentário