quinta-feira, 14 de março de 2019

“O silêncio dos livros” na Semana da Leitura



A palestra “O silêncio dos livros contra o ruído do mundo”, protagonizada por Elsa Ligeiro, editora de mais de duas centenas de livros na Alma Azul, teve lugar no Auditório Municipal no dia 12 de março, dirigida essencialmente para os alunos do 12º ano da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca e para os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova. A sessão, enquadrada na Semana da Leitura, teve como objetivo transmitir que a leitura pode tornar-se numa prática saudável como o exercício físico. A convidada expôs algumas das suas opiniões sobre o futuro dos livros, acreditando que a lei laboral irá prever a realização de pausas para ler, nem que seja 10 ou 15 minutos. Na sua opinião mais positiva, acredita que as bibliotecas não morrerão no futuro, pois existe sempre alguém a usufruir deste espaço. 

A palestra iniciou com um pequeno excerto do livro “Biblioteca” de Gonçalo M. Tavares, uma obra que inclui diversos escritores e pensadores contemporâneos, como por exemplo Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fafundes Telles, entre outros. Para captar atenção dos participantes, Elsa Ligeiro propôs um pequeno jogo em que, na sequência de imagens que ia passando, estes tinham de descrever as imagens e dar possíveis legendas. As leituras do livro “Guardador de Rebanhos” fizeram com os espectadores conhecessem um pouco mais Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa. O final da sessão fechou-se com uma leitura rápida do livro do “Desassossego”, também de Fernando Pessoa. 

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, no dia 15 de março, às 9h45, na Biblioteca Municipal irá realizar-se a atividade hora do conto do livro “Os Ovos Misteriosos” de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, dirigida para os alunos do pré-escolar.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário