Arrancou ontem (1) a 18º edição da campanha de recolha de sangue e de medula óssea. A iniciativa, que se prolonga até dia 12 de julho, tem como mote a frase “Precisamos do seu Tipo”, num apelo à dádiva de todos os tipos de sangue.
Promovida pelo grupo Mundicenter, a campanha terá lugar em seis centros comerciais: Braga Parque, Oeiras Parque, Amoreiras, Strada Outlet, Spacio Shopping e Arena Shopping.
Como forma de contribuírem para a sensibilização desta iniciativa, a banda portuguesa de soul e funk – HMB – decidiu unir-se a esta causa, reforçando a importância da dádiva de todos os tipos de sangue, tendo também participado ativamente na campanha.
Desta forma, Héber Marques, Fred Martinho, Daniel Lima, Joel Silva e Joel Xavier juntam o seu sangue a esta contribuição, divulgando a preocupação de colmatar as reservas de sangue e de medula óssea que atingem valores críticos durante os meses do verão.
O grupo espera que o seu contributo ajude a estabilizar os níveis de stock e a salvar vidas todos os dias. “Para nós ter a oportunidade de mobilizar as pessoas a darem vida umas às outras é um privilégio. É uma ocasião perfeita para demonstrarmos como sociedade que conseguimos amar através de um gesto simples, mas poderoso. Já estamos muito gratos por podermos estar envolvidos nesta causa”.

Fotografia: Divulgação
Como posso contribuir?
Serão instalados, em todos os centros comerciais aderentes, stands com todas as condições para a dádiva, geridas pelas equipas do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), entre os dias 01 e 12 de julho, das 14h às 20h. Unicamente no Braga Parque o horário será das 13h30 às 19h30.
O IPST sublinha a união de forças com o grupo Mundicenter nesta ação solidária que, por ter lugar em diversos centros comerciais, “permite captar novos dadores de sangue que, pela facilidade e oportunidade, têm a sua primeira experiência nesta campanha, mantendo-se depois como dadores”.
Esta campanha apresenta um papel de sensibilização da população para a importância da dádiva de sangue e da resposta às necessidades de componentes sanguíneos dos hospitais de norte a sul do país. Ao longo das 17 edições já realizadas, a recolha anual registou mais de 35.206 dadores, reunindo cerca de 24.660 unidades de sangue para o tratamento de 74 mil pessoas.
A organização convida todas as pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos e com mais de 50kg, a participar na recolha de sangue, juntando-se a esta causa.
A colheita dura aproximadamente 10 minutos, sendo que a dádiva de cada um pode impactar até 3 pessoas, uma vez que o sangue é separado em três componentes com diferentes funções terapêuticas.
Fonte: espalhafactos
___________________
Quem vive em Aveiro, ou arredores, pode dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA, localizado no espaço indicado no cartaz. Convém que se façam acompanhar do Cartão de Cidadão, em alternativa do titulo de residência, caso seja emigrante, quem já é dador, não esquecer de apresentar o Cartão Nacional de Dador de Sangue para que se possa registar a dádiva no mesmo.
Não se deve fazer a dádiva de sangue em jejum, neste caso aos sábados, às 4ª.s feiras, convém deixar passar 2:30 horas para a digestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário