O Município de Anadia procedeu, no passado dia 28 de junho, à assinatura do contrato Programa “Sê-lo Verde 2019”, uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, através do Fundo Ambiental, numa cerimónia que decorreu, no Porto, com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.
O contrato teve por objeto a implementação de medidas de valorização e promoção da vertente ambiental, através da atribuição do apoio financeiro ao evento “Anadia Capital do Espumante - Feira da Vinha e do Vinho 2019”, que se realizou entre os dias 22 a 30 de junho.
No âmbito da candidatura apresentada pelo Município de Anadia ao Fundo Ambiental foram aprovadas as medidas: “Beata no chão, não!”, que englobou as papeleiras inteligentes, os cinzeiros de chão e os cinzeiros de bolso; e “Ações de Sensibilização” dinamizadas por um grupo de animadores.
Deste acordo resultou ainda a introdução de algumas regras, designadamente a utilização exclusiva de copos reutilizáveis durante todo o evento; a disponibilização de água potável não engarrafada no recinto do evento, através de bebedouros; e a recolha seletiva de resíduos no recinto, a qual foi assegurada, através da parceria com a ERSUC que atribuiu a classificação de Ecoevento ao certame.
A introdução destas regras produziu os efeitos desejados, uma vez que, no cômputo geral, se verificou uma diminuição notória de resíduos indiferenciados no evento, tornando o recinto mais limpo, contribuindo assim para um ambiente mais sustentável.
O Programa “Sê-lo Verde 2019” visa incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de medidas verdes a adotar nesses eventos.