segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Aveiro | CICLO DE CONVERSAS “TARDES COM SABERES” REGRESSA EM NOVEMBRO

CICLO DE CONVERSAS “TARDES COM SABERES”
ESTÁ DE REGRESSO COM TEMAS QUE VÃO DO SOCORRISMO
À SUCESSÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES, PASSANDO PELO TURISMO.


As Tardes Com Saberes, iniciativa da UMAVE-Associação Para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, estão de volta no mês de novembro - e com novo fôlego – depois das férias de verão e da estabilização do arranque do novo ano letivo.

No regresso, teremos a 6 de novembro, uma conversa sobre a importância, que de todos termos algumas noções de socorrismo, porque os problemas de saúde não escolhem hora nem local, e de suporte básico de vida.

O desenvolvimento do tema, “Capacitar para socorrer”, estará a cargo de dois especialistas da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro: o seu diretor, Rui Costa, e o professor João Filipe Lindo.

Além de uma parte teórica, haverá demonstrações de como agir em várias situações críticas.

REALIDADE(S) E PERSPETIVAS
Ainda no mês de novembro (na quarta-feira, dia 27), a conversa será sobre Turismo, com a participação sempre aguardada - e já garantida -  do diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro (DEGEIT), o professor Carlos Costa.

O notável surto turístico a que temos assistido no país e, em particular, na região de Aveiro será o catalisador da conversa, à qual queremos, também, associar autoridades locais e regionais e diferentes atores do setor.  

A ideia é refletir sobre a realidade atual – ou as diferentes realidades, que o fenómeno comporta – e tentar perspetivar o futuro de uma atividade que se quer duradoura e sustentável.

Depois, logo no início de dezembro (quarta-feira, dia 4), retomamos a questão da sucessão nas empresas familiares, que tínhamos agendado para o passado dia 2 de outubro, mas que um imprevisto nos obrigou a adiar.

A contextualização e a reflexão teórica estará a cargo de Sandra Henriques, mestre em Contabilidade e Auditoria, formadora e consultora especializada em Gestão, e de Ana Paula Marques, professora de Sociologia na Universidade do Minho e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), às quais se juntará o empresário Gabriel Santos, administrador do grupo VAGA SGPS (Inforlandia, Heliflex,Teka, Anselmo Santos Lda, etc.), para o relato ao vivo e na primeira pessoa de um caso real de sucessão por ele vivido recentemente.


DESCONTRAÇÃO E LIVRE ACESSO
As Tardes Com Saberes acontecem, tendencialmente, na primeira quarta-feira de cada mês, ao fim da tarde (18h00) num ambiente simultaneamente distinto – a Casa Santa Joana, situada no nº 67 de uma das principais artérias da cidade de Aveiro, a Avenida de Santa Joana – e informal, propício a podermos falar descontraídamente dos novos desafios e dos saberes com os quais se vai construindo a atualidade e perspetivando o futuro.

As Tardes Com Saberes, que contam, desde a primeira hora, com o jornal Diário de Aveiro como parceiro, recorda-se, tiveram início antes das férias de verão, com duas tertúlias bem interessantes e participadas: uma sobre Colaboração Empresarial e outra à volta do tema, cada vez mais atual e preocupante, da Cibersegurança e dos elevados riscos que lhe estão associados.

O acesso às Tardes Com Saberes é gratuito, mas, por questões de organização e da logística inerente à sua realização, está sujeito a inscrição prévia, através do e-mail unave.formacao@ua.pt

Antecipadamente grato pela divulgação, 

josé carlos maximino


Nenhum comentário:

Postar um comentário