segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Oeste | FESTAS DA CIDADE DE TORRES VEDRAS REGRESSAM DE 26 DE OUTUBRO A 11 DE NOVEMBRO

As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso, com uma vasta programação que decorre entre 26 de outubro e 11 de novembro e que promete unir cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição.
"A vinha e o vinho de Torres Vedras" é o tema do cortejo etnográfico que dará início ao programa, no dia 26, juntando nove ranchos folclóricos do Concelho em torno de uma recriação etnográfica que se irá focar em hábitos e costumes relacionados com a vinha e o vinho. O dia começa com a concentração dos ranchos junto ao Mercado Municipal, às 11h00, seguindo-se um cortejo rumo ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, que, às 15h00, será palco do Encontro de Folclore do Concelho.
Outra das novidades deste ano passa pelo Reserva | Fórum de Inovação de Vinho e Gastronomia, que decorre de 1 a 3 de novembro, das 15h00 às 22h00, na ala sul do Pavilhão Expo. O evento pretende enaltecer e promover o trabalho desenvolvido pelos produtores locais, dando a conhecer iniciativas e projetos inovadores associados ao vinho e à vinha, à gastronomia local, aos produtos endógenos e aos serviços associados.
Logo ao lado, o Pavilhão Multiusos acolherá as tradicionais tasquinhas desde o dia 26 de outubro, com as freguesias do Concelho a prometer os petiscos mais típicos da região, sempre acompanhados por um programa de animação diária. À gastronomia tradicional aliam-se provas de vinhos, o Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras e a Mostra de Uvada, que decorrem naquele espaço até dia 10 de novembro.
Enquanto isso, no exterior, é possível ficar a conhecer as máquinas com que, antigamente, se trabalhavam os campos, na exposição de máquinas agrícolas antigas que decorre de 26 de outubro a 11 de novembro. Já no dia 3 de novembro, domingo, às 11h00, tem início o passeio de máquinas agrícolas antigas, que promete percorrer as principais artérias da cidade de Torres Vedras.
No âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras decorre, ainda, o Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras. O grupo Danças Ocultas e os artistas João Barradas e Vítor Rua, Melingo e Janusz Prusinowski Trio: Harmonia Polska dão forma aos concertos do Teatro-Cine de Torres Vedras, enquanto o Baile do Acordeão estará a cargo dos Cochayuyo.
Já o "São Martinho, Compras e Vinho" irá fazer com que o centro histórico de Torres Vedras viva uma noite diferente ao som do acordeão, juntando o comércio tradicional a provas de vinhos e muita animação, na noite de 8 de novembro, sexta-feira, a partir das 21h30

Festas do desporto

Se é certo que o programa das Festas da Cidade abrange as mais variadas áreas, a verdade é que o desporto assume um lugar de eleição, com propostas para todos os gostos. São Martinho pelas Escarpas da Maceira é o passeio pedestre que decorre no dia 1 de novembro, sexta-feira, às 9h30, com início no parque de lazer de Porto Novo. Um passeio entre o vale da foz do Rio Alcabrichel e as Escarpas da Maceira, em que ainda se poderão degustar vinhos do Concelho com a tradicional broa de São Martinho.
O "Moto Tasquinhas" promete percorrer grande parte do território do Concelho, a partir das 9h00 de dia 3, domingo, com partida junto à sede do Motoclube. Para dia 4, segunda-feira, às 19h00, está agendada a cerimónia de entrega de prémios do Campeonato Municipal de Atletismo, que irá decorrer no Pavilhão Multiusos.
O último fim de semana conta com a Rota das Adegas em BTT e com o Trail Run e Caminhada de Torres Vedras, no dia 10, domingo, às 9h00, ambos com partida do Parque Regional de Exposições. Enquanto o primeiro promete levar os atletas a pedalar até à Adega de Carvoeira, o segundo apresenta várias variantes de percurso, todas com um denominador comum: usufruir das paisagens do concelho de Torres Vedras.
Em dia de feriado municipal irá decorrer a 14ª edição do Torneio de Golf da Cidade de Torres Vedras, no Dolce Campo Real, assim como o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras - Doublet, no jardim em frente à PSP de Torres Vedras.

Celebrando o território

Os últimos dias das Festas da Cidade de Torres Vedras contam com alguns dos momentos que marcam as celebrações dos torrienses. O desfile de bandas filarmónicas do concelho de Torres Vedras levará seis bandas a circular pelas ruas do centro da Cidade, a partir das 10h30 do dia 10, domingo, com o final a ser marcado pela concentração na Av. 5 de Outubro.
A noite fica marcada pelo momento mais solene das festividades, com o Teatro-Cine a acolher a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal, em que serão atribuídas as condecorações municipais de 2019.
O programa das Festas da Cidade termina no dia 11, segunda-feira, com a Grande Final do Festival das Vindimas a decorrer no Pavilhão Multiusos, às 21h30. Uma noite marcada pela tradição, em que será eleita a Rainha das Vindimas 2019, que contará com a atuação dos Lucky Duckies.
As Festas da Cidade são uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Patrocinador: Arena Shopping. Água oficial: Vimeiro. Apoio técnico: Biotrab. Apoio: Oeste Portugal e Green Destinations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário