sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Município de Reguengos de Monsaraz assinou o contrato para as obras de requalificação da Praça da Liberdade


O Município de Reguengos de Monsaraz assinou no dia 13 de janeiro com a empresa Urbigav o contrato para as obras de requalificação da Praça da Liberdade. O documento está agora a aguardar a emissão do visto prévio pelo Tribunal de Contas esperando-se o início das obras no final de fevereiro. No próximo mês estão também previstas sessões de esclarecimento da autarquia e da empresa que vai efetuar as obras com os moradores e as unidades de restauração localizadas na praça e nas áreas adjacentes.

A requalificação da Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, representa um investimento de cerca de 880 mil euros apoiado em 85 por cento do valor pelo Portugal 2020, está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e tem um prazo de conclusão de 270 dias. A autarquia pretende que a praça se torne num espaço mais atrativo para a população, pelo que vai aumentar a área pedonal e criar zonas amplas para esplanadas.

No tabuleiro poente da praça onde vão ficar as esplanadas dos espaços de restauração, será colocado um sistema de jogo de água formado por 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos, mas também 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro para baixar em três ou quatro graus centigrados a temperatura ambiente no verão. Este tabuleiro da Praça da Liberdade terá um bom sombreamento com novas árvores e uma estrutura de apoio com palco para atividades culturais.

O tabuleiro nascente da praça vai manter a circulação automóvel num sentido para acesso aos serviços existentes, com estacionamento, uma zona de esplanada e um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria.

Os dois tabuleiros serão atravessados pela ciclovia e a principal via de circulação automóvel da praça poderá ser fechada com pilaretes retráteis quando existirem eventos. A Praça da Liberdade terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, assim como um carregador rápido para veículos elétricos para promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.

Carlos Manuel Barão




Nenhum comentário:

Postar um comentário