sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

PLANO NACIONAL DE CINEMA LEVA ESTUDANTES DA BRANCA A DESCOBRIREM O CINETEATRO ALBA

Plano Nacional de Cinema leva estudantes da Branca a descobrirem o Cineteatro Alba
Cerca de 60 estudantes do 8.º ano, da Escola Básica de Branca, que frequentam a disciplina de Cinema e Multimédia, visitaram o Cineteatro Alba, onde assistiram a uma curta-metragem e fizeram uma visita guiada às áreas técnicas daquele espaço. Esta atividade insere-se no Plano Nacional de Cinema e consta do Plano Anual de Atividades do Agrupamento e da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha.
A curta-metragem documental apresentada foi Vou-me despedir do Rio, realizada por David Gomes e Pedro Cruz em 2017. Produzido pelo CLDS 3G "Albergaria IntegraT"/Prave, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, o filme resgata as memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica do Caima e recorda o processo de produção do linho, que já teve um papel importante na economia local. Após o visionamento na Sala Principal, um técnico do Cineteatro Alba conduziu as alunas e os alunos pelas áreas técnicas, mostrando o que se esconde por trás de uma sessão de cinema, desde a composição da tela, ao posicionamento das colunas de som e ao método de projeção.
O Plano Nacional de Cinema, constituído em 2013, é um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais de leitura e interpretação de obras cinematográficas junto das alunas e dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário