segunda-feira, 11 de maio de 2020

Covid-19/ Estarreja: PACOPAR angaria 38.500 euros


As empresas químicas que integram o PACOPAR – Air Liquide, AQP, Bondalti, CIRES e Dow Portugal – entregaram um valor total de 38.500 euros para ajudar na luta contra a COVID-19 no concelho de Estarreja.

A ajuda financeira tem como objetivo apoiar vários projetos coordenados pela Câmara Municipal de Estarreja para necessidades especiais e iniciativas de solidariedade social, tendo como destinatárias várias instituições e a população carenciada.

“Dado o impacto global da pandemia causada pelo novo Coronavírus, decidimos apoiar a comunidade local, canalizando todo o orçamento previsto para donativos para o ano de 2020 para projetos totalmente focados em minimizar os seus efeitos e com impacto positivo em alguns grupos de Risco para a COVID-19, nomeadamente pessoas idosas acima de 70 anos e outros coletivos”, afirma Leonel de Carvalho, Secretário em exercício do PACOPAR e Responsável de Fábrica da Air Liquide em Estarreja.

Tradicionalmente, as empresas do PACOPAR destinam o seu apoio financeiro anual a projectos locais apresentados por instituições de cariz social, ambiental, desportivo, entre outros, e o mesmo é entregue na primeira sessão plenária, no mês de março, após a análise das candidaturas pelo Secretariado do PACOPAR.

“Ninguém previu uma pandemia dessas proporções, pelo que não hesitamos em responder ao apelo local para ajudar a fazer face a necessidades decorrentes da emergência sanitária. Nesse sentido, o PACOPAR decidiu remeter a gestão deste apoio financeiro à Câmara Municipal de Estarreja, que o está a canalizar para as ajudas na saúde pública local”, afirma.

Segundo Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, “os apoios foram utilizados especialmente no Plano Municipal de Testes COVID-19, aplicado a todo o universo de utentes e colaboradores das respostas sociais de Lar (Estruturas Residenciais para Idosos) e de Serviço de Apoio Domiciliário, tendo já sido assumidos pelo Município, com estes apoios, mais de 500 testes, o que totaliza um valor global de mais de 50 mil euros.

Outro foco do nosso investimento neste combate à pandemia é a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual que temos disponibilizado a IPSS, Bombeiros e Unidades de Saúde Locais, protegendo, assim, quem está na linha da frente na prestação de cuidados à nossa comunidade”.

Notícias de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário