quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Centro de Juventude de Águeda recebe jovens de projeto de voluntariado europeu “VOLUNTEER(S)olidarity”


O Município de Águeda investe nos jovens e implementa projetos de voluntariado europeu, beneficiando tanto a comunidade local como quem se desloca ao nosso país

O Centro de Juventude de Águeda (CJA) iniciou a segunda ronda de mobilidades do projeto “VOLUNTEER(S)olidarity” e vai acolher, a partir de amanhã, oito jovens voluntários europeus, que irão permanecer em Águeda durante os próximos dez meses.

Estes oito jovens são oriundos de Espanha, Itália, Grécia, Reino Unido, Macedónia do Norte, Suécia e Hungria, que vão desenvolver competências pessoais e sociais e implementar atividades de educação não-formal com os alunos dos ensinos Básico e Secundário do Município, bem como ajudar a comunidade local, promover a solidariedade e a interculturalidade.
Das atividades planeadas, muitas delas serão realizadas em parceria com entidades locais, como a Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o Águeda Living Lab, o Centro de Artes de Águeda e a ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Universidade de Aveiro.

A Câmara de Águeda, nomeadamente através do CJA - continua a apostar em parcerias internacionais e a investir nos jovens, implementando projetos de voluntariado europeu, que para além da formação pessoal e desenvolvimento de competências de cada um dos jovens que se desloca ao nosso país, apoia a comunidade local, reforça a dimensão internacional da cidade e promove um diálogo intercultural através da solidariedade.

Tendo em conta as atuais contingências sociais, devido à pandemia da COVID-19, a reunião de planeamento entre os jovens, os representantes das organizações europeias parceiras e os coordenadores do projeto foi realizada on-line. Dois dias de encontros digitais que permitiu que os voluntários e as entidades envolvidas se conhecessem, para além de ter sido uma oportunidade para partilharem expetativas e contributos para o projeto. No final da reunião, os voluntários despediram-se, em bom português, com um “até já”.

Refira-se que o projeto “VOLUNTEER(S)olidarity” é financiado pelo Corpo Europeu da Solidariedade, é apoiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e tem como objetivo promover práticas sociais, culturais e educativas com jovens do Município de Águeda, através da promoção da diversidade, da interculturalidade e capacitando os voluntários com novas competências e aprendizagens com estas atividades de educação não-formal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário