quinta-feira, 1 de outubro de 2020

O que teria escrito Anne Frank a Adolf Hitler e Darwin a Deus?



Que cartas teriam enviado Anne Frank a Adolf Hitler, Darwin a Deus ou Jesus Cristo a Maomé? Dezenas de protagonistas da História reencontram-se no livro De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus: Cartas Que Nunca Chegaram ao Destino. Um livro no mínimo original, no qual José Jorge Letria, escritor, poeta e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, dá corpo às palavras que ficaram por dizer. De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus chega às livrarias a partir do próximo dia 7 de Outubro, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Inspirado na tradição da ficção epistolar, José Jorge Letria escreveu De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus, um livro que reúne 39 cartas imaginárias, trocadas entre grandes figuras universais, com base em factos históricos. São cartas imaginárias e, na maioria dos casos, improváveis, por antagonismo ideológico, cronológico e até dimensional dos correspondentes.

Foi esse o desafio do autor, colocar personagens como Anne Frank e Hitler, Darwin e Deus, Groucho Marx e Karl Marx, Pablo Neruda e Augusto Pinochet, Humberto Delgado e Salazar, num diálogo impossível.

Vidas que se completaram ou se destruíram reencontram-se num exercício de reconciliação, despedida ou revelação, em que grandes homens e mulheres, heróis e vilões da História, falam de temas universais como o amor, a saudade e o arrependimento.

Um trabalho elogiado pelo físico e divulgador científico António Manuel Baptista, autor do texto póstumo que prefacia esta edição. «Este é um livro esplêndido que nos revela uns daqueles momentos solares onde o saber, mansamente, amadurece em sabedoria.»

Uma obra para amantes de História, De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus chega às livrarias de todo o país no próximo dia 7 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores.

Este é o sucessor de Um Mundo Aflito, de Coração sem Abrigo e de Mal por Mal, Antes Pombal, os mais recentes livros do escritor, poeta e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, publicados pela Guerra e Paz.

De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus
José Jorge Letria
Ficção / Cartas
160 páginas · 15x23· 13,00 €
Nas livrarias a 7 de Outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário