sexta-feira, 12 de maio de 2023

Barcelos | IPCA lança programa de Voluntariado: IPCA +Valor

 O Programa IPCA +Valor pretende agregar as ofertas de voluntários e de oportunidades de voluntariado, tornando esta prática mais acessível à comunidade académica.

A Unidade para o Desenvolvimento Sustentável do IPCA promove o programa IPCA +Valor que, através da plataforma: https://portal.sas.ipca.pt/volunteering, faz a gestão das pessoas do IPCA que pretendem fazer voluntariado (estudantes, alumni, docentes e colaboradores) e as ofertas de voluntariado existentes. No final, as horas de voluntariado serão acreditadas através de um certificado emitido pelo IPCA.
Para participar basta fazer a inscrição na plataforma e depois escolher as oportunidades que vão surgindo. Poderão ser ações de voluntariado dentro e fora do IPCA, em grandes eventos da instituição, como o Open IPCA, o Dia do IPCA ou a Grow Your Skills Up, ou em instituições parceiras e/ou de solidariedade social.
Para Sofia Coelho, Diretora da Unidade para o Desenvolvimento Sustentável, “com o programa IPCA +Valor queremos passar a mensagem à comunidade académica e, sobretudo, aos nossos estudantes, que a prática do voluntariado acrescenta, de facto, valor a quem a pratica”. E continua dizendo: “Através destas ações, os voluntários terão a oportunidade de desenvolver uma série de competências, como o trabalho em equipa, a liderança, a comunicação, a perseverança, fundamentais para o seu futuro, enquanto pessoas e enquanto profissionais”. “E poder ter esta aprendizagem, enquanto ajudam uma criança, um idoso ou uma IPSS, por exemplo, tem um valor inestimável!”, refere ainda a responsável do programa no IPCA.

Os interessados poderão desde já preencher a sua candidatura à Bolsa de Voluntários/as e, em breve, aceder à lista de oportunidades de voluntariado que vai sendo atualizada.
Para questões adicionais ou esclarecimento de dúvidas deves ser enviado e-mail para voluntariado@ipca.pt ou consultada a página do Programa IPCA +Valor.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário