sexta-feira, 12 de maio de 2023

Mira prepara Época Balnear

A Câmara de Mira está já a preparar a época balnear, por forma a manter a qualidade e a segurança das praias de Mira e do Poço da Cruz, que conquistaram, mais uma vez, a Bandeira Azul. “A Bandeira Azul está ligada a padrões, índices e indicadores de qualidade - qualidade da água, qualidade das areias e das acessibilidades. Nós costumamos ter, em quase todos os índices, valores máximos. Trabalhamos mesmo para isso, para ter toda essa qualidade”, disse o presidente da CM Mira, Raul Almeida. A autarquia, vai iniciar, nas próximas semanas, a regularização do areal das praias, em cooperação com o Exército português, tendo já procedido a ações de recolha de lixo.
No âmbito da parceria com a Associação de Nadadores-Salvadores de Mira (Adamastor), a câmara vai voltar a acionar o Serviço de Prevenção ao Afogamento, em meados de maio, à semelhança do que fez desde 2019. “Nessa altura serão só dois ou três nadadores-salvadores e uma moto-quatro a fazerem a vigilância. Fazem só uma prevenção”, explicou, Raul Almeida. O Plano Integrado de Praia é realizado todos os anos, com contributos de diversas entidades, no sentido de preparar todas as ações e intervenções durante a época balnear. O respetivo documento está, neste momento, em avaliação.
No dia 22 de abril foi realizada uma ação de sensibilização e limpeza do areal da Praia de Mira. Estão previstas outras iniciativas, nomeadamente as ações envolvidas no “Deixa Apenas a Pegada”, que é uma das diversas atividades educativas anuais para o desenvolvimento sustentável, promovida pelo município, no âmbito das comemorações da 37ª Bandeira Azul da Praia de Mira e da 17ª Bandeira Azul do Poço da Cruz. Trata-se de uma ação para ajudar a manter as praias do concelho limpas, que está prevista para “finais de maio, início de junho”.
Todo este trabalho preparatório serve para que “a época balnear corra dentro da normalidade” e que as praias “sejam novamente a escolha de muitos turistas”.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu, este ano, a 37ª Bandeira Azul à Praia de Mira e a 17ª Bandeira Azul à praia do Poço da Cruz. “Nós somos um concelho muito turístico e o facto de ser a Praia [de Mira] mais antiga com bandeira azul é para nós um orgulho e é uma imagem de marca. É um concelho com muito turismo, com muitas camas, com muita hotelaria, com quatro parques de campismo. Temos muito orgulho nisto, porque trabalhamos muito o destino de sol e mar”, concluiu.

Fonte: Mira Online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário