sexta-feira, 12 de maio de 2023

Feriado Municipal 2023: Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves

 Exmos(as) Senhores(as)
Manda a tradição, as energias do tempo presente e as esperanças no futuro, que o dia 12 de maio seja de festa pela existência do Município de Aveiro, associada à festa da Nossa Padroeira Santa Joana, assumindo todos a vivência deste dia nessa ambiência de honrar os obreiros de todos os tempos, num exercício que utiliza esta primeira quinzena do mês de maio.
Quero Saudar a todos os presentes, aos Cidadãos do Município de Aveiro e a todos com os quais partilhamos a vida, com um Abraço especial a quem hoje entregamos distinções honoríficas pelos relevantes contributos que foram entregando à Nossa Terra e à Nossa Gente, acrescentando-lhe valor.
No programa deste Feriado Municipal de 2023 partilhámos a história pela presença do Feminino na toponímia da Cidade de Aveiro, realçámos a presença da Natureza nas artes da Arte Nova, disponibilizámos a exposição especial “I Love Aveiro”, no Museu de Aveiro / Santa Joana, na qual calcorreamos a história de tantos eventos que foram dando vida a Aveiro, e na ambiência da qual apresentamos o pré-programa de “Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024”, uma nova aposta em que trabalhamos afincadamente e que vai dar mais notoriedade e uma vida especial à Cidade, ao Município e à Região de Aveiro.
Por todo o Município registámos investimentos da Câmara Municipal de Aveiro de diferentes tipologias e dimensões, em pequenas e importantes obras, em ações materializadas pela cooperação ativa e positiva com as Juntas de Freguesia do Município de Aveiro.
A festa da cultura vai estar na rua, amanhã, sábado dia 13, com o “Open City” utilizando o palco especial da renovada Avenida Dr. Lourenço Peixinho, no dia em que inauguramos a obra da sua profunda e reconhecidamente positiva requalificação, uma das principais obras da Câmara Municipal de Aveiro dos últimos anos, na dimensão física e financeira, e no contributo para a modernização do espaço público da Cidade que tem induzido de forma muito intensa, investimento privado de várias tipologias, resultando numa Avenida com mais vida e com futuro, bem diferente da decrépita existência de há nove anos atrás.

Continuamos determinados em fazer Mais e Melhor pela Nossa Terra, em cumprir o compromisso assumido com os Cidadãos do Município de Aveiro, prosseguindo um caminho de gestão rigorosa, transparente, corajosa, realizadora e parceira de todos os que apostam em seguir neste caminho do crescimento e do desenvolvimento integral, integrado e inclusivo.
São quase dez anos de uma nova vida e de uma nova dinâmica da Câmara Municipal de Aveiro, politicamente relevante e realizadora de forma sustentável, que voltou a ser uma relevante força do Município, um ativo motor auxiliar do tecido produtivo a que as nossas Empresas dão vida como motor principal, uma garantia de qualidade para os Cidadãos.
As circunstâncias políticas da Freguesia de São Jacinto exigem-me uma palavra neste ato solene, agora que passou cerca de meio ano da Eleição intercalar da sua Assembleia de Freguesia e da tomada de posse do Presidente Arlindo Tavares e da sua equipa ancorada na maioria absoluta da Aliança com Aveiro, a Coligação PSD, CDS, PPM, terminando com a desastrosa gestão do Partido Socialista que deixou a Junta de Freguesia numa grave e dramática situação financeira, para a qual o País não tem mecanismos legais e financeiros normais para a sua resolução e lamentando o arrastamento no tempo do início da auditoria que eu próprio solicitei em agosto do ano passado à Inspeção Geral de Finanças, dada a excecional gravidade dos factos e dos indícios dessa má gestão.
Reitero hoje e aqui o nosso empenho em prosseguir o caminho que estamos a trilhar na construção de uma solução exequível e sustentável, que resolva o grave problema existente, e que permita o regresso da Junta de Freguesia de São Jacinto a uma vida normal com uma nova etapa da sua vida e da sua história, que seguramente vai ser positiva e geradora.

Estimadas Cidadãs, Caros Cidadãos
Nos quase dez anos de gestão da Câmara Municipal de Aveiro, sob a minha liderança e sob a bandeira política da Aliança com Aveiro e dando cumprimento aos compromissos assumidos com os Aveirenses, recuperámos e credibilizámos a Câmara, demos-lhe liderança política ao nível da Região de Aveiro e de Portugal, colocámos a sua estrutura a funcionar com qualidade e em todas as frentes das suas competências e por todo o Município, temos hoje uma Câmara que é parceira ativa de entidades públicas e privadas, numa lógica sempre aberta a desafios e apostas de crescimento.
Escolho para esta sessão solene, a referência a duas áreas de desenvolvimento económico em que as novas Políticas Municipais têm um contributo muito relevante.
O Turismo, com um notável crescimento nos últimos seis anos, com uma recuperação notável das perdas provocadas pela Pandemia, num trabalho investidor no marketing territorial, numa agenda de eventos marcante, num intenso investimento na requalificação urbana e na nova dinâmica cultural, com uma equipa de parceiros muito realizadora, na qual as Empresas do sector têm um lugar central e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal tem um contributo capital na sua promoção em muitos universos. É neste âmbito que hoje entregamos uma Distinção Honorífica ao seu Presidente Dr. Pedro Machado, com um especial Abraço pelo seu notável trabalho e a sua nova e profunda condição de obreiro Aveirense.
A segunda área de desenvolvimento que escolho é a da Tecnologia, que normalmente referenciamos no slogan Aveiro Tech City, com múltiplas realizações, de que quero destacar o projeto Aveiro STEAM City, o Aveiro Tech City Living Lab, as ações de promoção de qualidade ambiental, mobilidade elétrica, entre muitas outras. Também aqui as parcerias institucionais são de capital importância, e queremos hoje dar um Abraço especial ao Instituto das Telecomunicações, na pessoa do seu Presidente Prof. José Carlos Pedro, pela excelência do seu trabalho de 30 anos, agora sedeado em Aveiro, e com expressão em todo o País.
A Cultura é uma das áreas de ação da Câmara Municipal de Aveiro com uma especial parceria com os Cidadãos e as suas Associações privadas sem fins lucrativos, daqueles que marcam os tempos com artes de cada um, da marca de Ser Aveiro, que a vida das Gentes de Aveiro foi deixando no edificado, nos escritos, nas danças, na pintura, em tantas e tantas formas de expressão da vida de todos os tempos de há mais de mil anos.
É neste âmbito e em honra a este legado que se mantém vivo e gerador, que hoje entregamos Distinções Honoríficas ao Armando Regala e ao Hernani Santos, agradecendo com aquele Abraço, os seus contributos de carácter único e de elevada qualidade para sermos uma terra de Cultura distinta e personalizada.
E se em cada dia escolhermos a principal nota distintiva das Gentes de Aveiro, nos seus mais de mil anos de história, seguramente que a escolha recai no seu Caráter, lutador, empreendedor, capaz de ultrapassar as agruras da vida e da natureza, superando as suas expectativas e esperanças pela exploração de todas as suas capacidades, numa entrega à vida assente no Trabalho de todos os dias.
Essa capacidade fica muito bem expressa com a Distinção Honorífica ao Diogo Rego, a um Jovem Campeão de Natação Adaptada, Nacional e Mundial, exemplo de entrega e de superação, exemplo notável que queremos realçar e anunciar a todos, lembrando que sempre que queremos e nos dedicamos, conseguimos fazer das fraquezas forças, encontrando sempre mais uma capacidade que nos permite dar mais um passo em frente na conquista da vida. A ti Diogo e à tua Família, quero deixar uma Abraço especial de agradecimento pelo teu exemplo e pela força que a todos nos dás.

Exmas Senhoras e Exmos Senhores
Portugal vive um tempo de contradições.
Com crescimento económico e acolhendo milhares de pessoas de todo o Mundo que querem viver neste País, com investimento em desenvolvimento estimulado de forma direta pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência, com segurança, qualidade de vida e bom Sol.
Mas ao mesmo tempo, temos um Governo assente numa maioria absoluta no Parlamento, que não consegue estancar as suas fragilidades internas, que não consegue desenhar e implementar as reformas estruturais que o País precisa, que não consegue descontaminar a Administração Central do Estado da doença da híper-burocracia e do centralismo paralisadores.
Em Aveiro continuamos a lutar contra a miséria urbana dos terrenos da antiga Lota e contra os atropelos da gestão da frente-Ria de São Jacinto, continuando o Governo e a sua Administração do Porto de Aveiro, a defender a indefensável e vergonhosa inércia, em vez de procederem a imediata entrega da propriedade e da gestão dessas parcelas do território à Câmara Municipal de Aveiro para nelas investirmos de imediato e darmos-lhe vida e acessibilidade com qualidade às Pessoas que todos servimos.
Quero deixar uma palavra de estímulo ao Governo de Portugal, para que se concentre na governação e que governe bem, seja corajoso e tome as decisões mais apropriadas ao tempo que vivemos e ao futuro que vamos viver, independentemente de não serem as que fazem o melhor título do dia seguinte nas publicações da Comunicação Social.
Em Aveiro continuamos a lutar pelo prioritário investimento na ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro no quadro do Centro Hospitalar e esperamos que muito em breve, seja no quadro da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, fazendo-o em equipa de trabalho diário e dedicado com a sua Presidente Dra Margarida França, e acreditando no compromisso e no trabalho do atual Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro e do Diretor Executivo do SNS Prof. Fernando Araújo, com quem estamos a trabalhar arduamente, também na luta pela criação do curso de Medicina na Universidade de Aveiro que devia começar a ser lecionado no próximo ano letivo 2023/2024.

Uma palavra para a Nossa Querida União Europeia, tão importante para a vida de cada um de nós e das Comunidades de Cidadãos a que pertencemos.
De saída do combate contra a pandemia e os seus danos sócio económicos, no centro do combate a uma crise inflacionista e no apoio ao martirizado Povo Ucraniano pela absurda guerra provocada pela Rússia, a viver o crescimento dos extremismos de direita, a União Europeia vive um tempo muito difícil e importante, que exige atenção e cuidado de todos.
É nesse quadro que os Cidadãos Europeus têm de cuidar muito mais e melhor da sua União Europeia, nomeadamente com um envolvimento responsável nas Eleições do Parlamento Europeu do próximo ano, garantindo a aposta no centro político equilibrado para garantir a governabilidade das instituições da União Europeia, cada vez mais em risco pela falta de coragem política desse centro e pelo consequente aumento dos extremismos e dos nacionalismos demagógicos mas muito eficientes na mensagem política.
Sejamos bons Aveirenses, bons Portugueses e bons Europeus, num exercício cívico que cuide da Democracia de forma saudável, positiva e continuadamente geradora de Paz, Solidariedade e Desenvolvimento Social e Económico.

Quero deixar uma Saudação final à Nossa Padroeira Santa Joana, Jovem, Princesa, Santa, Descentralizadora, Mulher Corajosa que assumiu a “pobre e pequena Vila de Aveiro” como a sua terra, que muito ajudou Aveiro a entrar no mapa das terras politicamente relevantes, e que neste dias sobe ao palco do Mundo pela sua condição de Patrono das Jornadas Mundiais da Juventude que Portugal recebe com o Papa Francisco neste ano 2023.
No ano em que o Nosso Bispo D. António Moiteiro escolheu ser Jubilar pelos 600 anos do lançamento da primeira pedra da Sé de Aveiro, lançámos o concurso da Qualificação do Adro da Sé e do Monumento à Muralha de Aveiro, que expomos publicamente amanhã na própria Sé e que concretizaremos com obra nos próximos meses.
Que a Ajuda que Santa Joana e o Nosso Bispo nos dão para termos uma relação mais próxima e qualificada com Deus, seja sempre mais uma capacidade para sermos mais fortes e mais cultos, no caminho rumo a Mais e Melhor Vida e Futuro.

Caros Cidadãos, Estimadas Cidadãs
Uma Saudação de Bem Haja com um Abraço às Pessoas aqui presentes, aos Aveirenses por nascimento e por adoção, querendo hoje dar um Abraço muito especial aos novos Cidadãos de Aveiro, provenientes de todo o Mundo, que acolhemos com a simplicidade e a alegria do bem receber que nos carateriza, que queremos ajudar para uma integração positiva para quem está e para quem chega, na certeza que a Cultura Aveirense e Portuguesa se enriquece porque é vivida por mais Gente de outras Culturas, e essas Culturas que recebemos dão uma dimensão eclética, universal e rica à Nossa Terra, que queremos aproveitar e fazer crescer na expressão do Abraço que aos Seres Humanos valoriza e faz crescer.

Um Agradecimento a todos os Cidadãos, aos Funcionários Municipais, às Entidades Públicas e Privadas Parceiras, aos Dirigentes Associativos, aos Empresários, aos Autarcas Municipais e de Freguesia, todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.
Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.
Bem Hajam.
Viva o Município de Aveiro.

 José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário