sexta-feira, 12 de maio de 2023

Risco iminente de colapso de montanha obriga à evacuação de aldeia na Suíça

As autoridades locais estimavam que a população tivesse de deixar a localidade no final do verão, mas as mais recentes avaliações indicaram que o colapso deverá acontecer mais cedo do que era inicialmente expectável.
Uma localidade nos Alpes suíços está a ser evacuada devido ao risco iminente do colapso de uma montanha. Os especialistas falam em dois milhões de metros cúbicos de pedras em movimento que ameaçam engolir a aldeia de Brienz, no cantão dos Grisões, no leste da Suíça.
A população - cerca de 70 pessoas, segundo a BBC News - da pequena localidade terá de abandonar a região até sexta-feira à noite. Brienz representa um risco geológico há algum tempo, isto porque a vila está assente sobre um terreno que está a descer em direção ao vale, tendo já provocado a inclinação da torre da igreja e o aparecimento de grandes fendas nos edifícios.
Em relação ao desmoronamento da montanha, a BBC revela ainda que estavam em curso trabalhos de forma a estabilizar o local, que mostraram mesmo que poderiam abrandar o deslizamento. No entanto, a montanha localizada no topo de Brienz está mesmo prestes a colapsar.
Desmoronamento deverá acontecer brevemente
As autoridades locais estimavam que a população tivesse de deixar a localidade no final do verão, mas as mais recentes avaliações indicaram que o deslizamento deverá acontecer mais cedo do que era expectável. Prevê-se que as pedras que irão cair da montanha atinjam velocidades próximas dos 200 quilómetros por hora.
Neste momento, todas as pessoas que não habitam a pequena vila estão proibidas de entrar.

SIC Notícias
Imagem: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário