sexta-feira, 12 de maio de 2023

Centro Cívico de Aradas

 A obra está em curso desde o final de 2022.

II – Obra de requalificação do Centro Cívico marca visita a Aradas
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde de ontem, 09 de maio, em São Bernardo, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia, Catarina Barreto e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.

Requalificação do Centro Cívico de Aradas
Destaque para a visita à obra, em curso, de reabilitação do Centro Cívico de Aradas, que se encontra a cargo da empresa Joaquim Fernandes Marques & Filhos, S.A., num investimento da CMA de 1,1 milhões de euros.
Com esta intervenção serão resolvidos os problemas estruturais identificados durante a elaboração do projeto, serão executados os trabalhos necessários de reparação e impermeabilização da cobertura, renovadas todas as infraestruturas e redes, readaptados os espaços funcionais e melhoradas as condições de acessibilidade com o objetivo de criação de um novo espaço para a realização de atividades culturais e sociais com carácter regular e pontual.

Delegação de Competências 2023
Para o atual ano de 2023 e no que respeita ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências com a Junta de Freguesia de Aradas, evidencia-se a requalificação do Parque do Eucalipto e espaço verde envolvente (50.000), operação que se encontra em fase de elaboração de projeto.

Mais obras e projetos em curso
> Requalificação e Ampliação da EB do Bonsucesso
Decorre a bom ritmo a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, um investimento da CMA de 1,1 milhões de euros, a cargo da empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A..
A obra vai permitir a junção do edifício dedicado ao Jardim de Infância com o do 1.º Ciclo, criando assim mais e melhores condições para o bom funcionamento de cada valência. Em curso está também a construção de uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros.
No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil.

> Reabilitação da Rua Direita de Aradas – fase 2
Está também em curso a obra de reabilitação da Rua Direita de Aradas, no troço compreendido entre a Rua da Pedra Moura e a Rua Tenente Malaquias. Um investimento da CMA de 174.570,27€, em execução pela empresa Vitor Almeida & Filhos S.A..
A obra prevê intervenções ao nível da pavimentação, sinalização vertical e horizontal, construção e requalificação de passeios públicos e de requalificação da rede de infraestruturas de águas pluviais.

Relevantes obras executadas
O momento serviu também para recordar alguns dos principais investimentos que a CMA realizou ao longo dos últimos anos nesta localidade do Município de Aveiro e que aqui referenciamos sumariamente:

> “Rotunda do Botafogo” (2016/2017)
A Construção da nova “Rotunda do Botafogo” em Verdemilho, em 2016, pelo valor de 150 mil euros, mostrou-se de capital importância para a resolução dos graves constrangimentos de circulação que ali se sentiam.
A obra consistiu na substituição da antiga solução de regulação de trânsito com semáforos, pela implementação de uma rotunda que veio contribuir para a melhoria da fluidez e segurança rodoviária, criando zonas de circulação pedonal, através do reperfilamento do arruamento existente, procedendo à sua devida integração urbana com a envolvente também no que respeita à rede de iluminação pública.

> Remodelação da USF de Aradas(2018/2019)

Concluída em 2019, a remodelação da Unidade de Saúde Familiar de Aradas, no valor de 190.000€, teve como objetivo melhorar em muito, as instalações, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários, melhorando as condições térmicas e de ventilação do edifício, assim como a funcionalidade de alguns dos compartimentos.

> Reabilitação da Rua Direita de Aradas – fase 1 (2019)

Em 2019 a CMA executou a primeira fase de reabilitação da Rua Direita em Aradas, num investimento no valor de 210 mil euros, entre a Rua Tenente Manuel Malaquias de Oliveira e o entroncamento com a Rua dos Louros, na Quinta do Picado, numa extensão de 953 metros.

A obra tratou de resolver problemas ao nível da pavimentação, sinalização vertical e horizontal, construção e requalificação de passeios públicos e um troço de infraestruturas de águas pluviais, entre a Rua Tenente Manuel Malaquias de Oliveira e a Rua da Parola. Integrada na mesma obra, foi incluída a a recarga betuminosa da Rua da Primagera.

> Ampliação e qualificação do Centro Escolar de Verdemilho e do seu novo acesso(2020/2021)

A obra de ampliação e qualificação do Centro Escolar de Verdemilho e do seu novo acesso, com o prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, (com a entrada junto ao Lidl de Verdemilho), correspondeu a um investimento global de 1 milhão de euros (cerca meio milhão de euros para cada uma das obras).

No que respeita ao Centro Escolar, a empreitada trouxe-nos uma nova área de portaria, servindo a escola e o jardim-de-infância, a construção de duas novas salas de aula, quartos de banho, cobertura da zona de recreio interior, a criação de um novo polidesportivo, infraestruturas de apoio e ligação aos edifícios existentes.

A obra de prolongamento da Rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, ligando-a à Rua Professor Catarino, permitiu a construção de uma zona pedonal com passeios e lugares de estacionamento, que dá mais e melhor segurança a toda a Comunidade Escolar, resolvendo o problema existente com a tomada e largada de Crianças junto ao Centro Escolar. Foram também criadas redes subterrâneas de drenagem de águas pluviais, rede de telecomunicações e rede de alimentação em energia elétrica, incluindo iluminação pública.

> Requalificação da Rua Capitão Lebre(2020/2021)

A obra de requalificação da Rua Capitão Lebre no troço entre a rotunda Eça de Queirós (rotunda do Botafogo) e o Centro de Verdemilho, foi investimento da CMA, no valor de 310 mil euros, com o objetivo de dar primazia ao peão.

Os passeios foram alargados pontualmente e marcadas as áreas de proteção para o circuito pedonal em toda a extensão da intervenção. As passadeiras e cruzamentos principais foram elevados reforçando a ideia de microcentros com maior movimento e urbanidade. As infraestruturas de águas pluviais também foram redimensionadas e renovadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário