A 5ª edição do projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» decorre emhttp://www.heroisdafruta.com até 10 de Março e vai eleger quatro “Hinos da Fruta” finalistas por região.
Depois do sucesso das edições anteriores, neste ano letivo 2015/2016, participam no projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável», 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
«Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal. Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projeto «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável» leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.
O Agrupamento de Escolas de Mira decidiu “abraçar” este projeto, pela primeira vez neste ano letivo, com todos os espaços escolares (8 Escolas Básicas do 1º ciclo e 2 Jardins de Infância), de forma a poder transmitir junto de todos os alunos bons hábitos alimentares, assim como, introduzir o consumo de fruta no dia-a-dia das crianças.
“Nos dias de hoje, são importantes estas iniciativas de carácter formativo e de responsabilidade social, promovendo o consumo de frutas, potenciando e induzindo uma alimentação saudável que visa reduzir os consecutivos erros alimentares e consequentemente prevenir problemas de saúde ligados à nutrição e doenças crónicas associadas à deficiente alimentação, combatendo o excesso de peso e a obesidade infantil e contribuindo para que os mais novos tenham outros hábitos, como veículo de bons exemplos e práticas para as crianças do concelho e da região.”, referiu o Diretor do Agrupamento de Escola, Fernando Rovira.
“De acordo com o preocupante aumento dos níveis de obesidade nos jovens, é importante a existência deste tipo de projetos. É neste sentido que o Município de Mira demonstra o seu interesse neste projeto, de forma a criar hábitos de uma alimentação saudável nos jovens de Mira e, a partir da escola, incentivar os pais a colaborarem neste caminho!” proferiu  o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Mira, autarquia parceira neste projeto.
Neste momento, os alunos foram desafiados a produzir um hino, em que partilham a cantar, as lições que aprenderam ao longo do projeto sobre a importância dos hábitos saudáveis e convidam os adultos para votar no “Hino da Fruta” da sua escola.
O Agrupamento de Escolas de Mira participa nesta etapa, com seis Hinos da Fruta: EB de Carapelhos; EB Casal de S Tomé: 1º ciclo e pré-escolar, EB da Lagoa, EB da Lentisqueira, EB de Mira e EB da Praia de Mira.
Para votar basta ir ao site http://www.heroisdafruta.com/ ou através do site do Município de Mira, em http://www.cm-mira.pt/, separador destaques, “Heróis da Fruta”.
É neste sentido que o Agrupamento de Escolas de Mira, juntamente com o Município de Mira, apelam ao apoio dos adultos para votarem nas escolas do concelho até ao dia 10 de março. Deste modo, para além de poderem eleger as escolas de Mira como as mais votadas, estão a ser solidários, habilitando-se a ganhar fantásticos prémios. Assim valorizam este projeto, os bons hábitos alimentares e o trabalho dos nossos alunos.