sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dilma mantém viagem a NY e Michel Temer assume Presidência na 5ª

Petista participará de cerimônia de assinatura do Acordo de Paris 
Temer será presidente por 3 dias em meio à tensão com o Planalto
Dilma-Temer
O vice, Michel Temer, e a presidente Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff decidiu confirmar sua participação na cerimônia de assinatura do Acordo de Paris em Nova York na 6ª feira. A petista viajará na 5ª pela manhã, abrindo espaço para o vice-presidente Michel Temer assumir a Presidência da República interinamente. Dilma voltará a Brasília no sáb. (23.abr).
Havia dúvidas sobre a presença da presidente no evento. Nas últimas semanas, Dilma cancelou 3 agendas internacionais por causa da crise política. Nesta 3ª feira pela manhã, ministros palacianos contatados pelo Blog acreditavam que a petista optaria por não viajar ao exterior.
A presidente não foi a uma cúpula sobre segurança nuclear realizada em Washington no final de março. Nesta semana, faltou à Assembleia Geral da ONU Sobre Drogas na 2ª e cancelou a participação na cerimônia de acendimento da tocha Olímpica que será realizada depois de amanhã, 5ª feira, na Grécia.
As informações são do repórter do UOLLuiz Felipe Barbiéri.
Michel Temer  assumirá a Presidência no momento de maior tensão com o Palácio do Planalto. A presidente chama-o abertamente de golpista e o acusa de conspirar contra o seu governo.
Em outras oportunidades, o vice-presidente evitou usar o gabinete presidencial durante interinidades. Despacha do seu próprio escritório, na sede da Vice Presidência da República. Às vezes, nem fica em Brasília.
No Brasil, todas as vezes que a presidente viaja para o exterior, o vice precisa assumir oficialmente a função. Embora hoje em dia as comunicações digitais e via satélite permitam que o chefe de Estado e de governo possa tomar decisões de qualquer parte do planeta, essa tradição antiga foi mantida em todas as Constituições brasileiras.
A petista aproveitará a viagem a Nova York, entre outras razões, para criticar o que chama de “golpe'' (o processo de impeachment) e falar sobre a situação política no país após a admissibilidade do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados no último dom.(17.abr.).
O governo tem tido boa acolhida de parte da mídia internacional a respeito da tese do golpe. Nesta 3ª feira (19.abr.2016), a rede de notícias a cabo norte-americana CNN transmitiu uma entrevista de mais de 9 minutos da apresentadora Christiane Amanpour com o repórter Glenn Greenwald, que mora no Rio.
Na conversa, Greenwald diz considerar o impeachment “anti-democrático''. É nessa onda que Dilma pretende surfar passando por Nova York, dando entrevistas para outros veículos internacionais.
CNN-Brasil-19abr2016
A apresentadora Christiane Amanpour, da CNN, fala sobre a crise política do Brasil
http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário