segunda-feira, 9 de maio de 2016

360º -- O Benfica a uma vitória do tri, o tri das polémicas políticas e a Grécia outra vez

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Neste dia da Europa, será que a Grécia vai voltar a dar um verão quente à zona euro? Os cofres públicos estão a secar, há manifestações violentas, como a deste domingo, e até o esfuziante Marcelo mostra preocupação. Mas, para já, o parlamento gregoaprovou a reforma fiscal e a de pensões.

O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, em entrevista ao DN,  fala exatamente dos vários desafios atuais da União Europeia: crise dos refugiados, economia frágil, terrorismo, Grécia (claro), e o referendo inglês. Aliás, à medida que a votação à permanência do Reino Unido na UE se aproxima (23 de junho), o Brexit começa a gerar cada vez mais preocupações. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, diz que terá “consequências imprevisíveis". Portugal estará entre os que mais sofrem.

Volta o debate sobre a nacionalização do Novo Banco. AoJornal de Negócios, Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, diz que não teria nada contra tal solução. E fala sobre Carlos Costa no Banco de Portugal.

Na Coreia do Norte, onde se realizou, após 36 anos,o congresso mais secreto (e arrumadinho) do Mundoo sétimo do Partido dos Trabalhadores,  Kim Jong-Un anunciou  oreforço do seu arsenal nuclear, mas deu a garantia (por agora) de que só o usará em caso de ameaça à soberania. Entretanto, deteve e expulsou um jornalista da BBC, que nunca mais pode voltar ao país.

Hoje é dia de fenómeno astronómico raro (Mercúrio vai passar à frente do Sol) e da divulgação da lista completa dos envolvidos no escândalo dos Panama Papers (por parte do consórcio internacional de jornalistas que o investigou).


Informação relevante

Foram três as grandes polémicas do fim de semana.
A primeira foi a de Passos Coelho justificar a ausência na inauguração do Túnel do Marão dizendo que nunca tinha inaugurado obras. Só que inaugurou. E muitas. Como foi fácil de mostrar neste fact check. Já agora, diga-se que ogrande protagonista da cerimónia acabou por ser José Sócrates e não António Costa (não houve fotos dos dois juntos). A Helena Matos escreveu sobre isso. A empreitada, que passou por cinco governos e três primeiros-ministros em oito anos, parece valer a pena: já lá passaram milhares de carros.

A segunda volta a envolver Passos Coelho. O ex-primeiro-ministro acusou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de "representar outros interesses" por causa das mudanças nos contratos de associação com os colégios privados. O Governo reagiu exigindo explicações e a concretização da acusação.

A terceira nasce da entrevista de Durão Barroso ao Expresso. Durão, que garantiu que não voltará à política (será?, nem em 2026?, mesmo?), afirmou que Jorge Sampaio, como Presidente da República, sempre soube da cimeira das Lajes, aquela em que se decidiu a invasão do Iraque. Sampaio desmentiu imediatamente, dizendo que achava que se ia tentar evitar a guerra.

Com polémicas mínimas, um grande susto, mas sem margem para dúvidas foi vitória do Benfica na Madeira, frente ao Marítimo, por 2-0. Os encarnados mantiveram a distância para o Sporting (dois pontos) e estão apenas a uma vitória de conquistar o tri na última jornada do campeonato. Pois ninguém acredita que o Nacional ganhe na Luz...

Na II Liga, em que a equipa B do Porto foi campeã, a notícia maior foi o regresso do Chaves à primeira divisão, 17 anos depois(e com as viagens mais facilitadas pelo Túnel do Marão, que Trás-os-Montes esteve mesmo em destaque este fim de semana).

Ainda no futebol, mas em Espanha, o Barcelona tem de vencer na última jornada o Granada ou fazer o mesmo resultado que o Real Madrid na Corunha para ser campeão, já que os dois clubes estão separados por apenas um ponto. O Atlético ficou pelo caminho nesta corrida, depois de ter perdido com o Levante.

Lá fora, o enorme incêndio em Fort McMurray, uma das cidades mais ricas do Canadá, está fora de controlo e pode demorar meses a ser apagado. Já ardeu uma zona maior que Nova Iorque e pelo menos dois portugueses tiveram de ser evacuados. As fotos impressionam.

Nos EUA, ninguém parece já duvidar que as presidenciais se disputarão entre Donald Trump e Hillary Clinton. Os dois vão fazendo campanha: Trump admite subir os impostos aos mais ricos; Hillary garante há muitos republicanos que a preferem a ela ao multimilionário.

Londres é a primeira capital da UE a ter um mayor muçulmano. Chama-se Sadiq Khan, aprendeu boxe para se defender, foi vítima de racismo e ambicioso desde tenra idade, porque o pai, motorista de autocarros, não queria o mesmo futuro para o filho.


Os nossos Especiais
Da Porca ao Malavado, o Tiago Palma e o Michael M. Matias fizeram uma viagem de três dias e 3 mil quilómetros pelo país dos nomes caricatos. Perdidos entre curvas, encontraram seis grandes histórias. Há quem faça negócio com o nome da terra onde vive e quem não goste nada de lá morar.
A propósito do lançamento do novo livro "Conquistadores", Jaime Nogueira Pinto esteve à conversa com o autor, Roger Crowley, que lhe assegurou: "A História portuguesa está cheia de mistérios e silêncios"É um outro olhar sobre os Descobrimentos.
Uma visão diferente, mas em relação ao Porto, é o que pede Paz Barroso, o novo presidente do Coliseu portuense, em entrevista à Sara Otto Coelho. Porque "o Porto não é só Serralves e a Casa da Música", diz ele.


Notícias surpreendentes

Era um concerto muito esperado. Os AC/DC tocaram sábado à noite em Algés na estreia de Axl Rose como vocalista. De pé partido, Axl cantou sempre sentado. A Rita Cipriano foi lá e pergunta: o que fará quando largar o trono?

Ainda na música, a confirmação daquilo que há muito se suspeitava. Victoria Beckham nunca cantou ao vivo. Foi a própria quem o confessou: em palco, com as Spice Girls, o seu microfone era desligado e ela limitava-se a dançar.

Quem canta e tem álbum novo são os Radiohead. Depois de muita promoção nas redes, chega "A Moon Shaped Pool". São 11 temas e 53 minutos de música.

Estreou ontem a 12ª temporada do reality show“Keeping Up With The Kardashians”. A Ana Markl foi perceber como mostrar o dia a dia da família Kardashian em direto na TV vale à principal protagonista, Kim, ser hoje uma empresária (de si própria e da sua vida) que fatura 18 milhões por ano. Já a Sílvia Silva recorda os 12 momentos em que o programa (e quem o faz) deu que falar.

Do presente para outros tempos. O último filme de Humphrey Bogart estreou há 60 anos, a 9 de maio de 1956. Desde então, o cinema, os homens, as mulheres e os gostos mudaram (como se vê pelas Kardashian). Mas já terá aparecido galã melhor? O Alexandre Borges fez o teste em seis rounds.
Continuemos no passado, que ainda tem imagens surpreendentes por revelarComo estas 45, que vão da foto de 1865 com a execução dos homens que tentaram matar Lincolm, até à da atriz Julia Roberts de tshirt molhada na praia de Malibu, em 1990 (não, não é esta aqui em baixo, tem de ir lá espreitar).


Já o Observador é presente e futuro, sem deixar de aprender com  o passado. Passe por cá e saiba como está à atualidade, o que ela nos pode trazer ou já nos deu. E arranque bem a semana com estas 20 frases motivacionais em letra bonita.

Um dia feliz e produtivo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário