segunda-feira, 9 de maio de 2016

ESCOLAS, QUARTÉIS E ATÉ UMA PONTE: AS INAUGURAÇÕES DE QUE PASSOS NÃO SE LEMBRA


 
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho
Passos Coelho não marcou presença na inauguração do túnel do Marão, ao lado de António Costa e de José Sócrates, argumentando que nunca esteve “em nenhuma obra de inauguração” – mas a verdade é que no currículo do ex-primeiro-ministro há inaugurações para todos os gostos, de escolas a quartéis da GNR e dos bombeiros e até uma ponte.
“Nunca estive em nenhuma obra de inauguração, nem de estradas, nem de auto-estradas, nem de pontes, nem de coisa nenhuma. Estaria lá com certeza o senhor ministro da Economia em representação do Governo”, afirmou Passos Coelho, na passada sexta-feira, para criticar António Costa pelo facto de marcar presença na inauguração do túnel do Marão.
A obra arrastou-se durante cerca de 10 anos, passando pelos Executivos de Passos Coelho, que foi convidado para o evento, e José Sócrates, que esteve presente.
O líder do PSD notou que a obra é “bastante consensual” e que “não vale a pena reclamar louros sobre ela”. “Mesmo que eu fosse primeiro-ministro, coisa que hoje não sou, e a obra fosse inaugurada amanhã, eu não estaria lá”, disse ainda.
A verdade, no entanto, é que no currículo do ex-primeiro-ministro há várias inaugurações, como a comunicação social tem vindo a lembrar ao longo do fim de semana.
Entre elas, até a inauguração de uma escola que já estava a funcionar há três anos, em Lordelo, Paredes, no distrito do Porto, no início deste ano, quando já tinha deixado o governo.
Em Agosto de 2015, Passos Coelho também inaugurou a Ponte da Foz do Rio Dão, no IP3, obra que liga Mortágua e Santa Comba Dão e que custou cerca de 10 milhões de euros.
Em Julho de 2015, o presidente do PSD também esteve na inauguração dos Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, um investimento de 60 milhões de euros que o então primeiro-ministro definiu como um “exemplo emblemático” para o país.
Já em Maio, inaugurou o museu interactivo e parque temático World Discoveries, no Porto, um projecto da Douro Azul do empresário Mário Ferreira.
Em Dezembro de 2014, Passos Coelho presidiu à inauguração de um hospital privado em Vila do Conde e da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Em Setembro do mesmo ano, inaugurou o quartel de Estremoz da GNR e alguns meses antes, em Março estreou a nova sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, e o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Digital Games Lab) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.
Em 2013, também esteve na inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Bragança. Passos Coelho marcou ainda presença noutras inaugurações, nomeadamente de lares de idosos, de infra-estruturas de saúde e de apoio a deficientes e de quartéis dos bombeiros.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário