quinta-feira, 8 de setembro de 2016

360º - O que muda com o iPhone7. E uma entrevista com um dos jornalistas que fez rebentar os Panama Papers

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Já se conhece o novo iPhone 7 (que chega a Portugal a 16 de setembro). Foram dias e horas de antecipação, com muita curiosidade em Portugal (ontem, estiveram milhares de pessoas a acompanhar as novidades no liveblog do Observador sobre o assunto). Entre as principais novidades apresentadas por Tim Cook estão as duas câmaras (mas apenas na versão Plus) e ainda o fim dos auscultadores convencionais (agora são sem fios), novas cores e mais bateria. Há ainda um novo Apple Watch (à prova de água) e a chegada do SuperMario ao iPhone e do Pokémon Go ao Apple Watch. Está tudo muito bem explicadoaqui. Quem diria, há 43 anos, quando apareceu o primeiro telemóvel, que iríamos chegar a este ponto? Na altura, pegar no telemóvel já era um feito - lembra-se destes tijolos?

Luís Filipe Vieira deu uma longa (muito longa) entrevista à TVI e falou sobre tudo, como pode ver aqui.Sobre o clube: "O Benfica tem que fazer história. Nunca conseguiu um tetra e tem que o conseguir". Falou do dinheiro que pagou por Jiménez e de como o vai recuperar: "O meu feeling é que ele vai ser a mais cara transferência do futebol português". Sobre Rafa: "Pagámos 16 milhões por ele, mas pagávamos 17 - ou mesmo os 20". Sobre Luisão: "Tenho uma relação com o Luisão que não tenho com mais nenhum: é meu amigo. Nunca haveria um ‘vai-te embora’". E, claro (claro...) sobre Jorge Jesus: "Sim, ele foi campeão. Mas dois anos antes ninguém o queria. Se não lhe déssemos a mão naquela altura, se calhar hoje ninguém sabia por onde ele andava".


Informação relevante
Frederik Obermaier foi um dos dois jornalistas de investigação que esteve na origem do escândalo dos Panama Papers. Numa fascinante conversa com o Luís Rosa (a propósito do lançamento em Portugal do livro Panama Papers – A História de um Escândalo Mundial), falou sobre o papel dos governos, das empresas e dos bancos nos crimes económicos. E não foi suave com ninguém, nem com o seu próprio país: "Olhando para os ‘Panama Papers’ não há grandes diferenças entre os bancos alemães, bancos dos países nórdicos ou do sul da Europa. Muitos deles, centenas de bancos, trabalham fora do sistema. (...) A corrupção não é um problema de um país ou de uma determinada parte do mundo — é um problema global. E a Alemanha faz parte dele".

PS, BE e PCP juntaram-se ontem para tentar chumbar a audição ao novo presidente da Caixa na comissão de inquérito ao banco. Argumento: devemos falar sobre o passado e não sobre o futuro. Mas o CDS forçou as coisas e António Domingues vai mesmo ter que ir ao Parlamento.

O Financial Times - um dos jornais mais influentes do mundo - tem críticas a fazer a Portugal. Ontem, num artigo de análise escrito por um dos seus editores, escreveu que "o governo português tem maior apetite por anunciar medidas anti-austeridade, para agradar às massas, do que medidas de reforma com o objetivo de tornar o setor público mais eficiente e incentivar o investimento".

A opinião do Financial Times é um problema? Helena Garrido acha que sim. No artigo de opinião publicado hoje de manhã no Observador, fala precisamente sobre esse texto crítico. E dá sugestões para evitar que continuemos a viver "no fio da navalha".

Reúne-se hoje o Conselho de Governadores do BCE. O Edgar Caetano ouviu os analistas e concluiu que o mais provável é não haver grandes novidades. Mario Draghi deverá guardar as balas - até porque “já não lhe restam muitas”. De qualquer forma, vamos ver.

A corrida das autárquicas está mesmo a acelerar, mas Passos Coelho quer acalmar as coisas. Ontem, depois de mais um dia de pressões sobre Santana Lopes para decidir se afinal avança ou não para Lisboa, o líder do PSD pediu aos "mais ansiosos" para "respirarem fundo": "Ninguém está à espera que o candidato do PSD a Lisboa seja anunciado agora. Não vai ser nos próximos meses".

Bem, havia pelo menos uma pessoa que, sim, estava à espera. Assunção Cristas tem que decidir rapidamente se se candidata ou não e o problema é simples: sem Santana, avança; com Santana, não avança; havendo dúvidas sobre Santana, hesita. Neste momento, tudo indica que a líder do CDS tem cada vez menos margem para ficar sentada.

Os moradores dos Anjos, do Intendente e das imediações do Parque Eduardo VII, em Lisboa, não estão nada contentes. E foram ontem à reunião descentralizada da Câmaraqueixar-se de sexo, de drogas, do lixo e do facto de as ruas estarem entregues a “um punhado de marginais”. O presidente da Junta de Freguesia de Arroios quer instalar câmaras de videovigilância no Intendente e nos Anjos.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ontem a juízes, procuradores e advogados que se juntassem para impedir que o “bloco central de interesses” possa "inviabilizar o que é preciso fazer na Justiça”.

Os mais novos não se lembrarão dele - mas é pena. António Barbosa de Melo foi um dos fundadores do PSDe ex-presidente da Assembleia da República. Representante e líder do chamado "grupo de Coimbra", ganhou protagonismo e força na política por ser um homem da universidade. E, no seu tempo, teve poder e influência para moldar o PSD e a democracia portuguesa. Morreu ontem.

Vivemos outra vez na era dos muros e aí está mais um: o Reino Unido e França vão construir uma vedação de cimento com quatro metros de altura em Calais para impedir a passagem de migrantes pelo Canal da Mancha. A obra deve estar terminada até ao fim do ano.


Os nossos Especiais

Clint Eastwood está de regresso, aos 86 anos, com “O Milagre do Rio Hudson”. Para o Alexandre Borges - que escreve "Deus abençoe Clint" - ele é um dos grandes cronistas da América, com todas as contradições possíveis.


Notícias surpreendentes

Precisamente: Clint Eastwood. Hoje é dia de estreias no cinema e o Eurico de Barros já viu “O Milagre do Rio Hudson”, sobre o comandante que conseguiu pousar um Airbus com 154 passageiros no rio Hudson, depois de um bando de pássaros ter colidido com o avião. O crítico de cinema do Observador dá-lhe quatro estrelas.

E há ainda mais dois filmes para ver. "Kubo e as Duas Cordas" é  uma longa-metragem animada que vem com muitos elogios; e "Nem Respires" é o filme de terror que abriu o MOTELX.

Ainda tem forças para mais um festival de música? Esperemos que sim, porque vem aí hoje o Reverence. Os cabeças de cartaz são os The Sisters Of Mercy, mas, como mostra a Rita Cipriano, há muito mais para ouvir.

Com os dois golos sofridos contra a Suíça, Rui Patrício subiu a um pódio indesejável: ultrapassou Vítor Baía no terceiro lugar dos guarda-redes da selecção mais batidos de sempre. O Rui Miguel Tovar explica os números.

Quando se encontraram na reunião do G20, na China, Obama e Putin foram fotografados a trocar um olhar tenso. Foi o suficiente para a internet se encher de piadas e memes sobre combates de boxe e histórias de amor.

Pois é, já não há como fugir do regresso ao trabalho, pois não? A Ana Dias Ferreira quer diminuir a sua depressão e, por isso, fez uma lista de 25 compras úteis e divertidas para a sua secretária que podem ajudar a tornar esta fase mais simpática

Depois de terça-feira ter sido o dia mais quente do ano, hoje as temperaturas vão arrefecer. Por isso, não tem motivos para deixar de passar pelo Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário