segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Delegada Regional da Educação visitou edifícios escolares da Mealhada

Resultado de imagem para Delegada Regional da Educação visitou edifícios escolares da Mealhada
A Delegada Regional da Educação do Centro, Cristina Oliveira, visitou na passada sexta-feira a Mealhada para tomar conhecimento da realidade de algumas das infraestruturas escolares públicas do Município. De um lado os dois centros escolares novos: Mealhada e Luso; do outro, os jardins de infância e a Escola Secundária onde são necessárias obras de requalificação e ampliação.
Cristina Oliveira começou a visita pelo novo Centro Escolar da Mealhada. Iniciado em 2014, o Centro Escolar da Mealhada custou cerca de 2,77 milhões de euros, tendo sido comparticipado em 85%, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional e Regional do Centro. Foi construído de forma faseada, já que a edificação foi concretizada no local da antiga escola, e só este ano entra em pleno funcionamento, com 10 salas para a escola EB1 e um Jardim de Infância com duas salas, biblioteca, refeitório e áreas técnicas. O ano letivo começou ontem com 215 alunos no 1 º ciclo e 28 no pré-escolar.
Outra grande e recente infraestrutura visitada foi o Centro Escolar do Luso. Este recebe, este ano, 106 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. Custou cerca de 1 milhão e 348 mil euros e foi financiado pelo QREN em 85%, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional. O edifício divide-se em três blocos: um destinado ao 1º ciclo do Ensino Básico, outro ao pré-escolar e um terceiro, o principal, que integra todas as valências transversais, como a cozinha e o refeitório, o espaço internet, os serviços administrativos, um espaço polivalente e biblioteca.
O Executivo Municipal quis ainda dar a conhecer à Delegada Regional do Centro a realidade de três jardins de infância públicos que necessitam de intervenção urgente. O de Casal Comba, que tem 19 crianças, o de Carqueijo, que arrancou o ano letivo com 9 crianças, e o do Canedo (Pampilhosa), frequentado por 12 crianças. Estes três jardins, apesar de estarem devidamente apetrechados, funcionam em instalações algo antigas e exíguas para as necessidades atuais. O Executivo já aprovou o lançamento a concurso do projeto de execução das três obras, cujo valor ascende a 450 mil euros. A necessidade destas prende-se com o facto da rede pública dos jardins de infância, mesmo com os novos centros, não ter capacidade para receção de todas estas crianças.
Também a Escola Secundária da Mealhada foi incluída na visita de Cristina Oliveira ao Município, que ficou a conhecer o projeto de reabilitação daquela escola. Orçado em cerca de 700 mil euros, os trabalhos incidirão sobre o edifício principal, das fachadas, das comunicações interiores (escadas) e do ginásio, bem como nas áreas exteriores, nomeadamente de apoio à prática desportiva.
Na opinião do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, a visita de Cristina Oliveira reveste-se de elevada importância porquanto "permitiu à Delegada Regional da Educação do Centro inteirar-se da realidade dos estabelecimentos escolares, mormente das lacunas que importa colmatar ao nível das infraestruturas”.
“Temos um parque escolar de elevada qualidade, com condições globalmente muito positivas, de fazer inveja a muitos concelhos. Não obstante, há ainda estabelecimentos educativos que carecem de obras. E é por isso que, muito mais do que fazer inaugurações - e tínhamos obra para mostrar -, entendemos que a prioridade era ver o que há ainda a fazer para subir ainda mais a fasquia da qualidade dos edifícios. É esse o nosso foco”, esclareceu o presidente da Câmara da Mealhada.
Mira Online | Setembro 19, 2016 às 7:36 am




Nenhum comentário:

Postar um comentário