terça-feira, 8 de novembro de 2016

360º - É hoje: a América elege um novo presidente. 10 perguntas (e 10 respostas) sobre o mais dramático duelo do mundo. E a 'nossa ' Web Summit, claro

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
A coligação no Governo da Estónia caiu ontem à noite. Dois dos partidos que a sustentavam pediram a demissão do primeiro-ministro, líder do Partido Reformista. Taavi Roivas teve assim de cancelar a sua participação na Web Summit.

Quinze anos depois da descriminalização do consumo de drogas, o balanço é positivoDiminuíram consumos, doenças e mortes, diz o presidente do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências).

A Itália está a atrasar a investigação portuguesa ao espião que estaria a vender segredos aos russos. Segundo o DN, as autoridades italianas ainda não enviaram ao Ministério Público as provas apreendidas ao agente secreto a quem Carvalhão Gil estaria a vender informações secretas, quando foram detidos em flagrante.

Os nossos Especiais

Sobre as eleições americanas
É hoje. Ou melhor, é esta madrugada. Depois do primeiro Presidente negro, os EUA podem eleger a primeira mulher para a Casa Branca. Ontem ObamaHillary e Trump jogaram os últimos cartuchos, mas as sondagens continuam a dar resultados demasiado próximos. Prontos para a madrugada eleitoral?

(e nós vamos estar aqui em direto ao longo da tarde, noite e madrugada para lhe dar toda a informação sobre o novo presidente americano)

Sobre a Web Summit
Começou com sorrisos, confetti, aplausos e um vídeo de Vhils sobre Lisboa, mas também com falhas na net e e gente à porta, o maior evento de empreendadorismo tecnológico da Europa

(aqui, já estamos a seguir em direto o segundo dia de trabalhos e daqui a pouco terá mais uma newsletter especial) 


Outra informação relevante

De Bruxelas vêm boas e más notícias. As boas são que a Comissão Europeia ficou esclarecida com os dados enviados pelo Governo e vai aprovar o Orçamento português já na próxima semana sem pedir nova versão. No mesmo dia, quarta-feira 16, a suspensão de fundos também deve ser levantada no mesmo dia em que é imposta. Hoje Mário Centeno apresenta os argumentos do Governo português e o PSD pede que seja esclarecedor.

Quanto às más novas, elas vieram de Jeroen Dijsselbloem. Centeno disse a semana passada no Parlamento que queria discutir a redução dos juros da dívida pública em Bruxelas. Mas o presidente do Eurogrupo nem o quer ouvir: "Não discutimos, nem vamos discutir".

Mais um dia, mais um episódio. A novela da CGD está como as da Globo: para durarMarcelo voltou a falar do assunto e, sem dizer nada de novo, disse muito: "Eu disse tudo o que queria dizer, ponto por ponto, bem explicadinho, para se perceber, e não tenho mais nada a acrescentar”. Assunção Cristas pressionou Costa, acusando-o de estar "a tentar entre os pingos da chuva". A PGR espera por decisões do Tribunal Constitucional para investigar. Eis o ponto da situação feito pela Rita Dinis: quem pensa o quê sobre se os administradores da CGD devem ou não mostrar os rendimentos.

É sobre a novela da CGD que escrevem José Manuel Fernandes ("Hipócritas e manhosos") e Paulo Trigo Pereira  ("A difícil decisão do Tribunal Constitucional").

A polémica da CGD estará certamente encerrada quando o Papa Francisco visitar Portugal no próximo ano. Acontecerá um dia mais cedo que o previsto, conforme foi confessado a uma freira portuguesa. Francisco virá a tempo da Procissão das Velas, dia 12, e não apenas no dia 13, para a comemoração do centenário das aparições.

Ontem soube-se também que, por ordem do Papa, os bispos franceses pediram perdão pelo "demasiado longo silêncio culpado" da Igreja perante os abusos sexuaiscometidos por padres. A iniciativa está a decorrer em vários países, depois dos escândalos de pedofilia que abalaram a Igreja católica nos últimos anos.

Em Itália, mais concretamente em Ladispoli, perto de Roma, depois do sismo vieram os tornados. Duas pessoas morreram, várias ficaram feridas e as escolas foram encerradas. Esperam-se mais tempestades violentas no sul do país. As imagens são impressionantes

Voltando a Portugal, para dar a boa nova de que a escultura do Arcanjo São Miguel, que foi derrubada no domingo por um visitante do Museu Nacional de Arte Antiga, pode ser recuperada. Mas terá de ser formada uma equipa multidisciplinar. Entretanto, a direção do Museu prometeu "consolidar a vigilância".

Quanto ao caso Sporting-Arouca, afinal os desentendimentos entre os dois clubes são antigos e não se começaram com o incidente à porta de um WC de Alvalade no domingo à noite.

E vale a pena ainda ver os números do Tovar sobre a jornada 10, num vídeo que gira todo em torno do minuto 92.



Notícias surpreendentes

Harry Mitsidis tem 44 anos e é um dos homens mais viajados do mundo. Criou a The Best Travelled e esteve em Portugal este domingo. Para falar de viagens, claro.

Não são sobre viagens, mas estes 14 mapas do século XX mudaram a nossa visão do mundoHá cartazes da propaganda nazi, planos anti-britânicos, o traçado do espaço e até o Bosque do Winnie, The Poo. E vão estar todos expostos na Biblioteca Britânica.


Quanto a estes fenómenos paranormais sem explicação, eles acontecem um pouco por todo o mundo. Incluem até a mulher de Abraham Lincoln e são verdadeiramente assustadores.

Assustadoras eram também as aterragens no Aeroporto Internacional da Princesa Juliana, na ilha de São Martim, Caraíbas. Os aviões passavam apenas 25 metros acima de quem estava deitado na praia. Mas isso vai acabar.

Sem vontade de acabar a carreira está Ronaldo. O jogador renovou por mais 10 anos com o Real Madrid e até chorou ao assinar. Mas o que está a dar que falar é o que levava vestido, dos óculos pretos ao colarinho da camisa.

Hoje o dia e a noite vão ser muito movimentados. Mas são destes dias que gostamos no Observador. Siga em direto o segundo dia da Web Summit. As explicações de Centeno em Bruxelas. E a noite e madrugada onde se elegerá o novo presidente dos EUA. E a nossa informação não se ficará por aqui. Vá passando por cá

Um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário