terça-feira, 8 de novembro de 2016

Mealhada: Centro de Interpretação Ambiental celebra Dia da floresta autóctone com atividades para todos

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) vai dedicar toda uma semana à floresta autóctone com atividades para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, mas também para jovens e para adultos.
Resultado de imagem para Mealhada: Centro de Interpretação Ambiental celebra Dia da floresta autóctone com atividades para todos
De 21 a 25 de novembro o CIA promove diversas atividades relacionadas com o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro. Percursos pedestres, tirando partido do Parque da Cidade onde está inserido o CIA, um seminário e uma sessão pública de esclarecimento e atividades de educação ambiental são algumas das iniciativas que fazem parte do programa.
O programa foi elaborado de forma a contemplar propostas para as crianças (desde o pré-escolar), como histórias, aos jovens, que apreciam como os peddy papers e as plantações, sem esquecer os adultos, que poderão, por exemplo, participar na sessão de esclarecimento sobre “A problemática das espécies invasoras na floresta autóctone”. Outro dos pontos altos será o seminário “As invasoras e a conservação da Natureza”, que decorre no âmbito do Sement Event, dinamizado pela Fundação Mata do Buçaco.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição junto do CIA, pelo telefone 231205389 ou pelo e-mail centroambiental@cm-mealhada.pt.
Programa
Dia 21l Manhã
“De quem é esta bolota?” l  História e percurso no Parque para recolha de bolotas
Destinatários – Crianças do Pré-escolar e 1º ciclo

Dia 21 l Tarde
“A problemática das espécies invasoras na floresta autóctone” l  Sessão de esclarecimento com Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Destinatários – Alunos do ensino secundário e adultos

Dia 22l Todo o dia
“Floresta Criativa” l  História “O dia em que a Mata ardeu”, de José Fanha. Oficina de Criatividade dinamizada pela UHU Ibércia Adesivos, Lda.
Destinatários – Crianças  do 1º ciclo

Dia 23l Manhã
“Peddy-paper florestal” l  Percurso de descoberta das árvores do Parque da Cidade
Destinatários – Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário

Dia 23l Tarde
“As Autóctones do Parque” l  Tarde Altambiente
Destinatários – Alunos do 2º ciclo

Dia 24l Todo o dia
“Sement Event - As invasoras e a conservação da Natureza”” l  Seminário
Grande Hotel do Luso

Dia 25l Todo o dia
“A Mata vem ao Parque” l  Ações de sensibilização e plantação de árvores autóctones no Parque da Cidade
Destinatários – Aberto a toda a comunidade

___________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário