terça-feira, 8 de novembro de 2016

LICENÇAS DE TÁXI À VENDA NA INTERNET POR MAIS DE 100 MIL EUROS


 
Mário Cruz / Lusa
-
Estão à venda na Internet licenças de táxi em Lisboa por mais de 100 euros. As associações do setor falam em preços “irrealistas” e admitem tratar-se de situações de “lavagem de dinheiro”.
Jornal de Notícias denuncia a situação, dando como exemplo casos em que são pedidos 105 mil a 200 mil euros para licenças em Lisboa em sites de vendas online como o OLX ou o Custo Justo.
Nos exemplos dados para fora de Lisboa, as licenças estão à venda a metade do preço: em Vila Franca de Xira (onde é destacada a proximidade ao aeroporto Humberto Delgado) há uma por 90 mil, em Cascais por 83 mil e em Coimbra por 130 mil.
Umas incluem as viaturas; outras não. Por exemplo, está à venda no Custo Justo uma licença por 55 mil euros, enquanto a licença à venda por 105 mil euros no OLX inclui um carro de táxi.
Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) fala em “especulação pura” e admite trata-se de lavagem de dinheiro. “Só pode. Quem tem as licenças anda à procura de quem necessita de justificar muito dinheiro vivo”, diz ao JN.
“Dificilmente se poderia falar em investimento pois aqueles valores nunca seria recuperados. Daí até à lavagem de dinheiro vai uma curta viagem, que a FPT não tem problemas em denunciar como surreal.”
Por seu lado, Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), defende que “os anúncios devem ser para enganar o próximo”, já que os valores parecem “irrealistas”.
De acordo com o presidente da ANTRAL, cerca de 13 mil táxis circulam diariamente nas estradas portuguesas, 4.500 dos quais concentrados na Área Metropolitana de Lisboa – cerca de 3.500 táxis apenas na cidade de Lisboa, de acordo com o Jornal de Negócios – e 1.700 na Área Metropolitana do Porto.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário