terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Força do mar na ilha do Pico destruiu bar mais bonito do mundo

A forte (e inesperada) ondulação registada esta segunda-feira na Madalena, Ilha do Pico, provocou danos no molhe de proteção do porto e em edifícios localizados junto à orla costeira, como o Museu de Cachalotes e Lulas e "conceituado Cella Bar".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a ondulação que esta segunda-feira danificou várias estruturas na Madalena, Ilha do Pico (Açores), atingiu os 13 metros, situação que "não estava prevista" e que foi "invulgar".
"De acordo com a informação das boias ondógrafo, do projeto CLIMAAT, as ondas atingiram cerca de 13 metros de altura. Não estava previsto. A altura significativa da onda prevista era de 5,5 metros, mas chegou quase aos oito metros", informou o responsável da delegação regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, justificando que, por essa razão, não foi emitido qualquer aviso meteorológico para agitação marítima.
Esta forte ondulação provocou danos na Madalena e obrigou ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O presidente da Câmara José António Soares afiançou "não fazer ideia do valor dos danos" ocorridos na orla costeira, cuja avaliação decorre, assegurando que casas particulares não foram atingidas "para já" pela forte ondulação.
"O mar ainda está muito mau, mas os meios locais, que continuam em prevenção, têm conseguido dar resposta às situações", declarou o autarca, referindo estar em "permanente contacto" com o presidente da Proteção Civil regional.
Em comunicado, o município da Madalena adianta que o mar invadiu o "Museu de Cachalotes e Lulas, provocando fortes estragos". "Outros edifícios localizados junto à orla costeira sofreram estragos, nomeadamente o conceituado Cella Bar", considerado o bar mais bonito do mundo.
Na página de Facebook do Canal FM é possível perceber a dimensão dos estragos provocados por este temporal no Cella Bar, graças a fotografias captadas por Renato Goulart.
Fonte: Lusa
Foto: © CANAL FM/ Renato Goulart

Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Em Março no dias 1, 8, 22 e 31 (6ª. Feira) entre as 15 horas e as 19:30 horas, dias 4, 18 e 25 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição. Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário