segunda-feira, 29 de maio de 2017

34 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Força Aérea Portuguesa após explosão

Foram encaminhados para terra em dois barcos espanhóis
Resultado de imagem para 34 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Força Aérea Portuguesa após explosão
Um grupo de 34 migrantes a bordo de uma embarcação que explodiu no mar Mediterrâneo foi resgatado numa operação comandada pela tripulação de uma aeronave C-295, divulgou esta segunda-feira a Força Aérea Portuguesa (FAP).
Segundo a FAP, os 34 migrantes foram todos resgatados "com sucesso" e encaminhados para terra em duas embarcações espanholas, a "Guardamar Polimnia" e a "Salvador Alcor".
Em comunicado, a FAP adianta que a embarcação foi detetada pela tripulação de uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, ao serviço da agência europeia de controlo de fronteiras, Frontex.
A embarcação "sem razão aparente explodiu, tendo os seus tripulantes ficado à deriva no mar", descreve a FAP.
Após a explosão, a tripulação do C-295 "assumiu o comando das operações de resgate no local, tendo lançado um bote salva-vidas e coordenado, com conjunto com o Centro de Busca e Salvamento de Almeria, Espanha, o encaminhamento de vários meios de socorro", que incluíram um pesqueiro e um helicóptero de salvamento, é referido.
Segundo a FAP, o "kit" de salvamento lançado pela aeronave C-295, da Esquadra 502, "permitiu salvar grande parte dos migrantes" que, antes da chegada do helicóptero e dos meios marítimos, apenas contavam com o bote salva-vidas.
O destacamento português opera a partir da Base Aérea de Málaga, em Espanha, onde estará até ao final do mês de junho. Neste destacamento, a Esquadra 502 - "Elefantes" - está a monitorizar situações de narcotráfico, de imigração ilegal e de poluição marítima pretendendo promover a estabilidade e a segurança em todo o Mar Mediterrâneo
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário