segunda-feira, 29 de maio de 2017

A cimeira, a Selminho, o estacionamento. Mais Cannes e o Benfica

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Macron disse que o aperto de mão com Trump “não foi inocente”: foi uma demonstração de que não podem ser feitas “concessões”, nem "pequenas", nem "simbólicas".
Angela Merkel perece de acordo: sem nunca o mencionar, a chanceler fez este balanço da participação de Donald Trump nos dois fóruns internacionais: "Nós, europeus, temos de agarrar as rédeas do nosso próprio destino".
Renzi sugeriu eleições antecipadas em Itália, e precisamente para o dia das eleições na Alemanha.
Os EUA podem proibir portáteis em todos os voos internacionais. Os serviços secretos temem que os grupos terroristas possamesconder engenhos explosivos em aparelhos electrónicos.
Polícia britânica deteve o 16.º suspeito relacionado com atentado em Manchester.
A Coreia do Norte lançou mais um projéctil, mas ainda ninguém sabe se foi um míssil que foi lançado. O Japão é que já está em alerta vermelho.
Por cá, a Taça foi vermelhaO Benfica acabou a época com uma dobradinha, num jogo onde o vídeoarbitro deu uma bela lição (como diz, e bem, o Jorge Miguel Matias). No final da final, a festa não foi no Marquês, mas foi bonita. E só não foi perfeita para os da Luz porque Éderson anunciou que vai sair (por uns enormes 51 milhões de euros, diz a imprensa desportiva do dia).

As notícias do dia

Hoje, voltamos à Selminho. No dia em que a oposição vai pedir contas a Rui Moreira, presidente da autarquia, sobre o modo como a Câmara lidou com o negócio da família do autarca, o José António Cerejo conta o que percebeu na sua investigação: que o acordo com a família de Rui Moreira teve por base um compromisso inexistente. Explico de outra forma, para quem esteja por fora da polémica: ao contrário do que consta do acordo judicial que firmou com a Selminho, a Câmara do Porto nunca declarou, antes da posse de Moreira, que a pretensão da empresa 'podia ser atendida' na revisão do PDM em curso. E diz o Cerejo: "Este facto reforça as teses dos que afirmam ter havido, após a posse do presidente da câmara, uma alteração favorável à Selminho na posição do município sobre o litígio que mantinha com aquela empresa. Mas há quem aponte em sentido diverso." Entre por aqui para perceber. Ou por aqui, para saber o que declara Rui Moreira: "Eu e a minha família estamos prejudicados".
Hoje vai ouvir falar da Cimeira Ibérica, que hoje tenta repor a normalidade dos encontros anuais e marcar o regresso ao modelo das reuniões de dois dias. Pela primeira vez, vem com um único tema: a cooperação transfronteiriça. A Bárbara Reis lança o mote: Portugal quer lapidar diamante escondido na fronteira. E a Espanha? E entrevista Helena Freitas, a coordenadora do programa de valorização do Interior, que nos deixa um desafio ousado: “Temos de aprender a partilhar com os espanhóis”. Para já, há uma boa notícia a assinalar - Espanha vai cumprir acordo ferroviário com Portugal 14 anos depois. E um desejo, de Augusto Santos Silva, o nosso MNE: "Como Copérnico, temos de olhar para o interior de um ponto de vista diferente. Agora, não a longo prazo."
Esta noite, antes de seguir viagem para o Douro, António Costa falou de mais Europa e mais euro. Sem excepções, mas com cada país a fazer sua parte, disse ontem à noite o primeiro-ministro.
Hoje é também Dia Mundial da Energia, mote para a Rosa Soares fazer contas e chegar a este alerta útil: a tarifa bi-horária de electricidade está a penalizar milhares de famílias. Se for essa a sua tarifa, leia este texto: ela só compensa se pesar mais de um terço no consumo total (a Rosa explica bem porquê). Já agora, passe também por este: Electricidade: passos e cuidados a ter na mudança de fornecedor.
Outro alerta, ainda mais sensível: o IPO de Lisboa vai agrupar o transporte de doentesPara diminuir despesa.
Em Lisboa, uma notícia sobre estacionamentosse anda de transportes, deixe o seu carro à porta de Lisboa por 50 cêntimos (promessa do presidente da EMEL, prometendo muito nesta entrevista - incluindo novas regras para atribuição do dístico de residente).
As câmaras vão receber parte das multas de estacionamentoacrescentaJN, lendo o novo pacote de transferência de competências. 
De caminho, há más notícias para o MAIos bombeiros que ameaçam com uma guerra; e o SEF que não faz a coisa por menos (apesar da promessa de umalinha rápida para segurar investidores, que hoje conta o DN).
E mais uma para o ministro da Economia: a ASAE pode meter o Ministério em tribunal. E outra: há um investimento em risco no Algarve. Mais esta, dentro do "mais ou menos": o IVA na restauração baixou, os preços não, o emprego sim - diz oNegócios.
E só mais uma, para fechar: o Parlamento vai para as redes sociais com conteúdos “pedagógicos”. Já diz o povo, vale mais tarde do que nunca.

Cinco textos para saber mais 

1. Quem ganhou, a Palma de Ouro ou a Palma do coração? O dia do palmarés chegou, mas o Vasco Câmara não ficou convencido: "Palma de Ouro para The Square, do sueco Ruben Östlund, Grande Prémio do júri para 120 Battements par Minute: no final de uma competição medíocre, o júri presidido por Pedro Almodóvar fez as suas escolhas – e o seu espectáculo". Qual é a diferença?Começa logo no modo como se festeja. Pois é, para o Vasco fica um filme na retina, melhor dizendo, para a inquietação, conversa e estímulo da nossa memória. Mas se quiser anotar os filmes que valerá a pena ver quando chegarem cá, aqui está um best off, para não esquecer Cannes.
2. O que é que faz uma escola passar do "insucesso" para o "sucesso"? A minha proposta é que olhe para a reportagem da Natália Faria na Escola Básica de Esgueira, que reduziu a zero as retenções que há três afectavam 13,5% dos alunos do 2.º ano de escolaridade. O segredo? Criar “ninhos” de alunos para atacar logo quando surgem as primeiras dificuldades de aprendizagem. 
3. As reformas de que o país precisa, segundo o PSD. Depois de um discurso muito mais vincado sobre o “falhanço” do Governo, o PSD tem posto agora a tónica na falta de impulso reformista do Governo de António Costa. A Sofia Rodrigues foi rever a cartilha programática, ouvindo os dirigentes do partido, e chegou a esta lista de seis reformas para pôr o país diferente. Aqui está ela, para que possa pensar por si e decidir se os ex-líderes do PSD têm razão (o partido está, ou não, sem discurso?).
4. A arqueologia náutica e subaquática portuguesa está a naufragar? A metáfora é demasiado fácil e, talvez por isso, se possa dizer inevitável. A arqueologia náutica e subaquática portuguesa chegou a ter um centro de investigação só para ela dentro de um instituto que tratava em exclusivo da arqueologia e cujas competências, hoje, estão a cargo do maior dos organismos do Ministério da Cultura. O que é que se passou de 1997, ano de criação do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, para cá? O que é feito da equipa deste organismo e dos projectos em que estava envolvida? Para onde foi o espólio entretanto recolhido nas suas escavações? A Lucinda Canelas mergulhou no assunto e não encontrou os tesouros que gostaria
5. Clube de combate: espiões russos procuram recrutas europeus. Os centros de artes marciais onde se ensina a 'técnica sistema' (tácticas ofensivas das forças especiais russas) multiplicaram-se no Ocidente e estão a ser usadas para criar "células adormecidas" ao serviço do Kremlin. Os especialistas em segurança acrescentam que o número de clubes é superior ao que se previra e que as “células adormecidas” podem organizar provocações violentas na véspera das eleições alemãs de Setembro. Andrew Retman, da Reuters, deixa-nos um alerta para ter em conta.
Mostrando-lhe todos estes temas que temos hoje, percebo agora que não lhe dei conta dos nossos melhores trabalhos do fim-de-semana. E são tão bons. Amanhã volto a eles, ok? 

A agenda de hoje
  • ?A 29.ª cimeira Portugal/Espanha, em Vila Real, dedicada à cooperação transfronteiriça em áreas como energia, infraestruturas e ambiente, arrancando com uma viagem de barco no Douro;
  • É apresentado o Relatório sobre a Infecção VIH, SIDA e Tuberculose 2016;
  • A selecção portuguesa começa a preparar o particular com o Chipre, agendado para sábado;
  • O artista plástico Julião Sarmento e a Câmara de Lisboa assinam um protocolo que enquadra a cedência da colecção pessoal do artista, com mais de 1.200 peças, ao Pavilhão Azul, Centro de Arte Contemporânea que a autarquia vai criar na avenida da Índia.

Só mais um minuto...

Porque o mistério voltou ontem, não podia evitar um regresso a Twin Peaks. Mas desta vez para lhe contar a história verídica em que se inspirou Mark Frost para trabalhar com David Lynch na série icónica de 1990. A verdade é que o homicídio brutal de Hazel foi praticamente esquecido, até que... 
Outro mistério, dos dias de hoje, mas bem real e perturbadorporque derrete a neve no tecto desta prisão síria? (E será um tecto?). Aviso: entre apenas se estiver preparado.
Mas fecho com um sinal de optimismo: o Banco Alimentar recolheu 1008 toneladas de alimentos num dia. Provavelmente com a sua ajuda. Saiba que ajudou muita gente - obrigado por isso. 
.. E com uma crónica deliciosa, da nossa Maria João Lopes. Chama-se assim: "Desculpem, mas o melhor do amor é a rotina". E tem mesmo de a ler, se quiser começar bem o dia.
Agora sim, despeço-me com um até amanhã. Mantenha o sorriso nos lábios, tenha um dia produtivo. Amanhã aqui estarei, para um novo começo. Até lá, vá passando por nós para se manter actualizado.
Dia bom! Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário